25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

IF Baiano oferta quase 300 vagas para cursos técnicos presenciais e EaD em Serrinha

Mais Lidas

Anúncio

O campus Serrinha do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) está com o total de 292 vagas abertas para as inscrições em cursos técnicos integrados na modalidade presencial e subsequentes na modalidade EAD ao ensino médio.

O IF Baiano também divulgou outras 1,5 mil vagas para as cidades Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Itapetinga, Uruçuca, Valença e Xique-Xique. 

Anúncio

No Campus de Serrinha, o período de inscrição para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio ocorre entre os dias 17 de outubro e 22 de novembro. Estão disponíveis 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Alimentos e 40 para o curso técnico em Agroecologia.

Os candidatos devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo seletivo. Será possível também realizar a inscrição de forma presencial no campus Serrinha, localizado na Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Aparecida, durante o período das inscrições, em dias úteis das 08h às 12h e das 13h às 14h (exceto no dia 3 de novembro, que será ponto facultativo no campus).

Para cursar o nível médio junto com o técnico na instituição, é preciso ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, que será em janeiro de 2024. A seleção para cursos técnicos no IF Baiano é gratuita e os candidatos serão classificados dentro do número de vagas a partir da Análise do Histórico Escolar do ensino fundamental.

Todas as etapas do processo de ingresso devem ser acompanhadas nesta página. O detalhamento completo do processo seletivo está disposto no edital.

Subsequentes ao Ensino Médio – EAD

Já para os cursos técnicos subsequentes, o período de inscrição ocorre entre os dias 17 de outubro a 17 de novembro. Para ingressar, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Serão ofertadas mais de 200 vagas, nos seguintes cursos técnicos: Vendas, Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos, Secretaria Escolar e Informática, sendo 40 vagas para cada curso, exceto informática com 52 vagas.

Para participar gratuitamente do processo seletivo, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula e deverão realizar a inscrição de forma online, através do preenchimento do formulário de inscrição disponível nesta página. Após o preenchimento, o candidato irá anexar a documentação exigida no edital. Para os candidatos que não tenham acesso à internet, serão disponibilizados também os seguintes pontos de apoio de forma presencial:

  •  Polo Serrinha, durante o período de inscrição, em dias úteis (das 08h às 12h e das 13h às 14h). Endereço: Estrada Vicinal de Aparecida, s/n, Aparecida, Serrinha – BA.
  •  Polo Araci, durante o período de inscrição, em dias úteis (das 09h às 12h e das 14h às 17h). Endereço: APLB Sindicato – Núcleo Sindical de Araci, R. Vigino O de Lima, 185, Araci – BA.
  • Ponto de Apoio em Valente, durante o período de inscrição, em dias úteis (das 08h às 12h e das 13h às 17h). Endereço: APLB Sindicato – Núcleo Sindical de Valente Rua Benedito Lopes, 25 – Centro – Valente/Bahia.
  • Ponto de Apoio em Santaluz, durante o período de inscrição, em dias úteis (das 08h às 12h e das 14h às 17h). Endereço: APLB Sindicato – Núcleo Sindical de Santaluz R. Santa Maria, 89.

O detalhamento completo do processo seletivo está disposto no edital. Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@Serrinha.ifbaiano.edu.br.

Confira quais são os campi com oferta de vagas:

campus Valença iniciou as inscrições no dia 27 de setembro e encerrará no dia 8 de novembro. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agropecuária (90 vagas) e Agroecologia (90). Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital disponível na página do processo. Já as inscrições presenciais serão feitas às segundas e quintas, das 14h às 17h, e às quartas, das 9h às 12h no Campus Valença, localizado na rua Glicério Tavares, s/n. Bate Quente – Valença. Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel.ingresso@valenca.ifbaiano.edu.br

campus Itapetinga está com oferta de vagas nos Cursos Técnicos Integrados em Agropecuária (80), Agroindústria (35) e em Meio Ambiente (80). O período de inscrições vai de 2 outubro a 7 de novembro. Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo formulário digital disponibilizado na página do processo. Também será possível realizar a inscrição de forma presencial no endereço Av. Júlio José Rodrigues – Clerolândia, CEP: 45700-000 – campus Itapetinga, de 2 de outubro a 7 de novembro, em dias úteis de 8h às 12h e 14h às 18h, exceto nos dias 13 de outubro e 3 de novembro, que serão ponto facultativo no campus. Para esclarecer dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel@itapetinga.ifbaiano.edu.br.

O campus Xique-Xique oferta vagas em cursos técnicos na forma Subsequente ao Ensino Médio – EAD – Noturno em Secretaria Escolar (40), Multimeios Didáticos (40) e Vendas (40). As inscrições iniciaram dia 4 de outubro e encerram no dia 24 de outubro. Para concorrer, os candidatos devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que está disponível na página do processo seletivo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, serão disponibilizados, entre os dias 09 a 13 de outubro, pontos de apoio no Campus Xique-Xique, localizado na Rodovia BA 052, Km 458, s/n, para a realização da inscrição presencial.

Todas as etapas do processo de ingresso devem ser acompanhadas nesta página. Detalhamento do processo seletivo está disposto no Edital

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@xique-xique.ifbaiano.edu.br

Bom Jesus da Lapa

campus Bom Jesus da Lapa está com um total de 120 vagas abertas, de 10 de outubro a 10 de novembro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. As oportunidades são para os cursos técnicos em Agricultura (40), Agroecologia (40) e Informática (40). Para concorrer, os interessados devem realizar inscrição online, preenchendo o formulário digital que estará disponível na página do processo. Para os(as) candidatos(as) que não tenham acesso à internet, durante o período das inscrições, serão disponibilizados pontos de apoio para inscrições presenciais no Campus Bom Jesus da Lapa: de segunda à sexta-feira (das 8h às 12h e das 14h às 16h) . Endereço: BR 349, Km 14 – Zona Rural, Bom Jesus da Lapa.

Para dúvidas, os candidatos podem entrar em contato através do e-mail: prosel.lapa@ifbaiano.edu.br

Uruçuca

O campus Uruçuca está com inscrições abertas para 265 vagas em cursos técnicos na modalidade Integrada e Subsequente ao Ensino Médio. Serão oferecidas oportunidades para os cursos técnicos integrados em Guia de Turismo (40) e Informática (70). Já para os técnicos subsequentes serão oferecidas vagas em Agrimensura (35); Agropecuária (80 – I e II Semestre); Alimentos (40). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online, na página do página do processo seletivo, no período de 6 de outubro a 5 de novembro, como também presencialmente na biblioteca do Campus Uruçuca de segunda à sexta-feira das 08h00 à 12h00; de 13h00 à 16h30 e das 18h30 às 22h00), no período de 06/10 a 06/11, exceto nos dias 12/10, 13/10, 02/11 e 03/11. O campus fica localizado na rua Dr. João Nascimento – S/N – Centro, Uruçuca-Bahia

Governador Mangabeira

campus Governador Mangabeira divulgou os editais para o processo seletivo, com um total de 759 vagas disponíveis em cursos Técnicos nas modalidades Subsequente e Integrada ao Ensino Médio presenciais e EaD. Serão oferecidas oportunidades para os cursos técnicos integrados em Agroindústria (35); Agropecuária (35); Informática (70). Já para os técnicos subsequentes serão oferecidas vagas em Alimentos (70); Agropecuária (35); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (70). O campus também ofertará vagas em quatro cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância: Secretaria Escolar (40); Informática (104); Rede de Computadores (260) com duração de 18 meses e Vendas (40) com duração de 12 meses.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de outubro a 10 de novembro, tanto de maneira virtual (até às 23h59), por meio da página do processo seletivo, quanto presencialmente no Campus – Governador Mangabeira, nos dias e horários especificados nos editais.

Para mais informações consulte o edital.

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: prosel@gm.ifbaiano.edu.br

Critério de seleção

O critério de seleção para os cursos Técnicos Integrados se dará por meio da Média Final resultante das médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental, através de análise do histórico escolar anexado à documentação no ato de inscrição. São requisitos para o ingresso nos cursos Integrados, após aprovação: ter concluído o Ensino Fundamental II (9º ano), até o momento da matrícula e apresentar a documentação exigida pelo edital no ato da matrícula.

Já para ingressar nos cursos Subsequentes, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio. Cada unidade definirá seu critério de seleção. O campus Itaberaba, por exemplo, utilizará a análise do Histórico Escolar como critério de seleção, considerando as médias dos componentes curriculares Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 2º ano do Ensino Médio para calcular a Média Final dos candidatos inscritos.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas