24.6 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Brigadistas da Semma em Vitória da Conquista apagaram 25 focos de incêndio na Serra do Periperi

Mais Lidas

Cerca de 25 focos de incêndio localizados na Serra do Periperi e nas proximidades do anel rodoviário foi apagado nesta quarta-feira (19) pela equipe de brigadistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com auxílio de um caminhão-pipa. Mesmo com a atuação rápida da Brigada de Incêndio, composta por oito homens, o fogo só foi debelado por volta das 21h.

De acordo com informações da Secretaria, desde a segunda quinzena do mês de agosto, a quantidade de incêndios vem aumentando na cidade e se agravou, de forma preocupante, em setembro e outubro, por causa da estiagem, vegetação seca, vento e baixa umidade do ar, fatores que favorecem o surgimento das queimadas. Mas apesar desses agravantes, segundo levantamento realizado pela Semma, 90% das ocorrências de queimadas se devem à ação humana e ocorrem de forma criminosa.

As queimadas além de destruir a fauna e a flora, afetam diretamente a saúde da população. Diante desta situação, a Semma tem trabalhado para conscientizar as pessoas sobre os riscos das queimadas e orientado sobre alguns cuidados para evitar que aconteçam, como não jogar lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação, não jogar bituca de cigarro no chão, principalmente se ainda estiver acesa, não atear foto em lixo ou no mato.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista

Além disso, provocar queimada é crime e a pessoa flagrada ou denunciada, segundo a Lei Municipal nº 2.671, que proíbe queimadas em áreas urbanas e suburbanas do município, pode sofrer multa administrativa e ser chamada a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais.

Outras recomendações são para que os proprietários mantenham os terrenos sempre limpos e que a população denuncie casos de pessoas ateando fogo nessas áreas e informe a existência de incêndios, ligando para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas