Animais que estavam sendo traficados da Bahia para São Paulo foram soltos pelo Cetas em Vitória da Conquista

Equipes do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), realizaram nesta segunda-feira (30) a soltura de 200 aves, três cobras e um saruê. Desses, boa parte foi traficada da Bahia para São Paulo. Os animais haviam sido apreendidos pela polícia e encaminhados para o Cetas de Vitória da Conquista, onde foram reabilitados e preparados para a soltura.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), os animais, entre aves, iguanas e jabutis, chegaram ao Cetas na última quinta-feira (26), onde receberam tratamento veterinário e alimentação. Como a condição de saúde da maioria deles foi considerada boa, uma parte já pôde retornar ao habitat natural. Outros vão aguardar um pouco mais até estarem totalmente em condição de ganhar a liberdade sem risco de morte.

Foto:Reprodução/Prefeitura de Vitória da Conquista.

Segundo o veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, o período de estadia desses animais no Cetas foi curto, pois eles tinham passado por uma “quarentena” em um dos centros de triagem do estado de São Paulo. “Antes de devolvê-los à natureza, fizemos um exame físico e observamos as condições de cada um para termos a certeza de que estavam realmente saudáveis”, disse Aderbal.

O veterinário explicou que a localidade para onde os animais foram levados é cadastrada na Semma e é área de ocorrência de todas as espécies devolvidas e com excelentes condições para recebê-los. “São áreas de campo aberto, de mata, áreas de caatinga, com água à vontade e biomas diversos”, disse, acrescentando que a propriedade tem uma área com mais de 3.500 hectares.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile