24.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Bahia tem 192 municípios em alerta de tempestades com chances de granizo

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, classificado como de perigo potencial, para a possibilidade de tempestades atingirem 2.196 municípios Do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins, além de áreas da Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia e São Paulo.

Na Bahia são 192 municípios nesta situação, abrangendo as regiões Centro, Sul, Extremo Oeste e áreas do Centro Norte, Vale São-franciscano e do Sul do estado. A vigência começou às 10h desta quinta-feira (2) e terminará no mesmo horário deste sexta-feira (4). Com o avanço dos dias, novos alertas devem ser emitidos para o estado.

Nestas localidades podem ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Em algumas localidades deve ser registrada precipitação acompanhada de granizo.

De acordo com o alerta, esta condições podem proporcionar baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e até mesmo alagamentos nas áreas mais afetadas.

As recomendações para o caso de rajadas de vento são para que não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Por volta de 12h30, um novo alerta, desta vez laranja, foi emitido com validade até às 15h, informando sobre a possibilidade de temporais ainda mais fortes no Tocantins e nos municípios baianos da divisa.

Em caso de tempestades como muitos raios, é recomendo que se evite o uso aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Além do alerta amarelo, o Inmet emitiu vários alertas laranjas para áreas que vão desde o sul de São Paulo até o Rio Grande do Sul. Nestas regiões devem ocorrer novas chuvas volumosas nas próximas horas.

As previsões para os próximos dias indicam que devem chover em boa parte da Bahia, com volumes mais significativos no Extremo-Oeste, Centro Sul e Vale São-franciscano.

Veja os detalhes do alerta amarelo

Veja o alerta laranja

Veja a previsão para os próximos dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas