24.5 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Chances de chuva diminuem e calor deve voltar forte à Região de Guanambi

Mais Lidas

Depois de chuvas expressivas nos primeiros dias de novembro, as condições meteorológicas devem voltar a ficar desfavoráveis para novas precipitações na Região de Guanambi.

As previsões dos institutos indicam que não deve voltar a chover de forma significativa na região até o fim da primeira quinzena do mês. As previsões de longo prazo divulgadas nesta segunda-feira (6) apontam que a segunda quinzena também não deve ter chuvas muitos expressivas em Guanambi e cidades do entorno.

As condições de primavera com pouca chuva são comuns em anos de atuação do El Niño, que consiste na elevação das temperaturas das águas do Pacífico Equatorial. Geralmente, quando ocorre o fenômeno, as chuvas ficam concentradas mais ao Sul e parte do Sudeste do país e as regiões Norte e Nordeste registram temperaturas mais elevadas do que o normal.

Os prognósticos indicam que com o fim das chuvas, as temperaturas tendem a subir, podendo ultrapassar os 38ºC em Guanambi e os 40ºC em Bom Jesus da Lapa até o próximo fim de semana. Apenas a região de Salvador deve receber chuvas expressivas nos próximos dias, com acumulados em torno de 50 mm até a próxima sexta-feira (10). No Norte e no Litoral do estado também pode chover, porém em volumes menores.

Os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem continuar recebendo chuvas expressivas ao longo da semana, com acumulados que podem chegar a 200 mm em algumas localidades nos próximos dez dias. A parte mais ao oeste do Amazonas também terá chuvas, no entanto, com acumulados de cerca de 60 mm no mesmo período.

Veja a previsão para os próximos dias

Chuvas irregulares

Muitos municípios da Bahia tiveram chuvas expressivas nos primeiros dias de novembro. As localidades com os maiores acumulados são Juazeiro, no Vale São-franciscano, com 117 mm, Cocos, no Extremo-Oeste, com 108 mm, e Iuiu, no Centro Sul, com 87 mm. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Em cidades como Luís Eduardo Magalhães (35 mm) e Barreiras (30 mm), os volumes foram menores do que o previsto, assim como em Vitória da Conquista (3 mm), onde praticamente não choveu nos últimos dias.

Em Guanambi, o acumulado registrado pelo pluviômetro da Agência Sertão no Centro da cidade foi de 54 mm, distribuídos em dois episódios de chuva. O primeiro, entre a noite de quinta-feira (2) e a madrugada de sexta-feira (3) acumulou 38 mm. O segundo foi na noite deste domingo (5), com mais 16 mm e uma quantidade imensa de raios.

Tanto a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quanto o pluviômetro do Cemaden, estão fora de operação na cidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas