A Escola Municipal Getúlio Vargas está comemorando 85 anos de história em Guanambi. Para celebrar a data, a instituição irá realizar uma programação nesta sexta-feira (10), durante todo o dia, com a realização da primeira Feira Internacional de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura (Fecitic) e da primeira Exposição Internacional de Singularidades de Arte (Ensinarte).
De acordo com a direção da instituição, a Fecitic é uma celebração global do conhecimento e da descoberta, destacando as conquistas locais e se conectando com inovações e ideias de todo o mundo, tornando-se um palco para o intercâmbio de saberes e a promoção da aprendizagem contínua.
Por sua vez, o Ensinarte eleva-se a um palco sem fronteiras, abraçando diversas nacionalidades, para apresentar a essência da expressão artística, unindo regiões e conectando artistas e entusiastas de todos os cantos.
“Este evento é uma celebração da tradição e da inovação educacional e um estímulo à interação entre as múltiplas dimensões do conhecimento e da expressão artística. Contamos com a presença da comunidade para enriquecer este encontro de mentes e corações ávidos por aprendizado e cultura”, disse Welton Dias Castro, diretor da escola.
A programação contará com atividades educacionais, exposições interativas, culturais, palestras, entre outras, a celebração do 85º Aniversário da Escola Getúlio Vargas tem como objetivo principal frutificar o aprendizado e a expressão em suas diversas formas.
Desde o ano passado, a escola funciona em um novo endereço. Depois de mais de oito décadas no prédio histórico da Praça Tancredo Neves, a instituição se mudou em 2022 para o prédio do antigo Colégio Estadual Idalice Nunes, extinta pelo governo baiano, localizado na rua General Ozório, distante poucos metros da sede antiga.
IF Baiano participará das atividades
Dez projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi irão integrar a programação do 85º Aniversário da Escola Municipal Getúlio Vargas, nesta sexta-feira, 10 de novembro.
Todos os dez trabalhos que irão agora para a Fecitic e Ensinarte fazem parte do Projeto Praça da Ciência em Pleno Sertão Produtivo, organizado pelo IF Baiano, sob coordenação do professor Lucas Landim.
As iniciativas têm ajudado a popularizar a Ciência no Território de Identidade Sertão Produtivo, com ações financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).
“Estamos muito felizes com essa parceria com a Escola Getúlio Vargas. É mais um passo importante para a valorização dos jovens cientistas de Guanambi e região”, diz o professor Lucas Landim.
Programação do 85º aniversário da Escola Getúlio Vargas
7h30 às 9h – Cerimônia de Abertura:
Mesa-redonda: “Confluências de Saberes: Diálogos entre Ciência, Arte e Cultura Digital”
- Diogo Trindade Alves de Carvalho – Escola Getúlio Vargas “Reflexões sobre Culturas Digitais: Uma Perspectiva Crítica”
- Xavier A Souza – Cientista Autodidata e Artista Plástico “Inovação e Arte: Uma Jornada Singular”
- Inês Raimundo – Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique “Ecos da África: Contribuições e Legado no Campo da Ciência”
- Welton Dias Castro – Escola Getúlio Vargas Anfitrião.
9h30 às 11h30 – Apresentação de Trabalhos:
- Comunicação Oral Exposição verbal de pesquisas e ideias, promovendo debate e interação.
- Apresentação em Pôster Exibição visual e interativa de projetos e estudos, facilitando discussões individuais e em grupo.
13h30 às 16h30 – Oficinas e Minicursos:
- Oficina de Pintura em Tela (20 vagas)
– Ana Terezinha Alves Rocha de Azevedo – Artista Plástica de Guanambi
– Leily Fabrícia Cardoso Rocha – Artista Plástica de Guanambi
– Explore a técnica “Alla prima”, pintando diretamente na tela sem camadas secas, para uma expressão artística vibrante e imediata.
- Oficina Desenho para Histórias em Quadrinhos (20 vagas)
– Profa. Daliane Carvalho Gomes Pereira Fernandes – Professora Guanambiense
Uma jornada criativa no mundo dos quadrinhos, onde os participantes aprendem técnicas de desenho e narrativa visual para criar suas próprias histórias.
- Oficina de String Art (10 vagas)
– Prof. Marlúcio Silva Bonfim – Escola Getúlio Vargas
Aprenda a criar incríveis obras de arte geométricas usando apenas linhas e pregos, uma maneira fascinante de explorar padrões e cores.
- Minicurso de ChatGPT (30 vagas)
– Prof. Diogo Trindade Alves de Carvalho – Universidade Estadual de Santa Cruz Descubra o mundo da inteligência artificial com o ChatGPT. Aprenda como interagir, criar e inovar com esta ferramenta tecnológica avançada.
- Cineclube (Infantil) (60 vagas)
– Profa. Zenailde Porto Pereira e Porto – Escola Getúlio Vargas
Exibição do filme “A Princesa e o Sapo”, combinando diversão, fantasia e aprendizado para crianças.
19h00 às 22h00 – Cerimônia de Aniversário
- Palestra: Jamile Ramos da Silva – Universidade de São Paulo (USP) “De Pindaí para o Mundo: A Trajetória de uma Cientista em Vacinas e Nanotecnologia” Moderadora: Nelma Fialho dos Santos Frota – Escola Getúlio Vargas
- Saudação Especial à Comunidade Escolar: Jaqueline Moll – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
- Palestra: José Carlos Lélis Costa – Ufba/UAB – Pólo Guanambi “Escola Getúlio Vargas: Um Pilar da Educação no Município de Guanambi” Moderadora: Marinalva Nunes Fernandes – Observatório dos Planos Municipais de Educação do Território Sertão Produtivo | Un. do Estado da Bahia – Campus Caetité.
- Homenagens: Reconhecimento a Ex-alunos Notáveis da Escola Getúlio Vargas.
- Espetáculo Musical: Pietra Nogueira – Descubra a voz que está emocionando Guanambi!