21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Escola Getúlio Vargas comemora 85 anos em Guanambi com feira de ciências e exposição de artes

Mais Lidas

A Escola Municipal Getúlio Vargas está comemorando 85 anos de história em Guanambi. Para celebrar a data, a instituição irá realizar uma programação nesta sexta-feira (10), durante todo o dia, com a realização da primeira Feira Internacional de Ciências, Tecnologia, Inovação e Cultura (Fecitic) e da primeira Exposição Internacional de Singularidades de Arte (Ensinarte).

De acordo com a direção da instituição, a Fecitic é uma celebração global do conhecimento e da descoberta, destacando as conquistas locais e se conectando com inovações e ideias de todo o mundo, tornando-se um palco para o intercâmbio de saberes e a promoção da aprendizagem contínua.

Por sua vez, o Ensinarte eleva-se a um palco sem fronteiras, abraçando diversas nacionalidades, para apresentar a essência da expressão artística, unindo regiões e conectando artistas e entusiastas de todos os cantos.

“Este evento é uma celebração da tradição e da inovação educacional e um estímulo à interação entre as múltiplas dimensões do conhecimento e da expressão artística. Contamos com a presença da comunidade para enriquecer este encontro de mentes e corações ávidos por aprendizado e cultura”, disse Welton Dias Castro, diretor da escola.

A programação contará com atividades educacionais, exposições interativas, culturais, palestras, entre outras, a celebração do 85º Aniversário da Escola Getúlio Vargas tem como objetivo principal frutificar o aprendizado e a expressão em suas diversas formas.

Desde o ano passado, a escola funciona em um novo endereço. Depois de mais de oito décadas no prédio histórico da Praça Tancredo Neves, a instituição se mudou em 2022 para o prédio do antigo Colégio Estadual Idalice Nunes, extinta pelo governo baiano, localizado na rua General Ozório, distante poucos metros da sede antiga.

O antigo prédio será transformado na nova sede da Biblioteca Municipal de Guanambi, com obras já licitadas e autorizadas.

IF Baiano participará das atividades

Dez projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi irão integrar a programação do 85º Aniversário da Escola Municipal Getúlio Vargas, nesta sexta-feira, 10 de novembro.

Todos os dez trabalhos que irão agora para a Fecitic e Ensinarte fazem parte do Projeto Praça da Ciência em Pleno Sertão Produtivo, organizado pelo IF Baiano, sob coordenação do professor Lucas Landim.

As iniciativas têm ajudado a popularizar a Ciência no Território de Identidade Sertão Produtivo, com ações financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti-BA) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Escola Getúlio Vargas. É mais um passo importante para a valorização dos jovens cientistas de Guanambi e região”, diz o professor Lucas Landim.

Programação do 85º aniversário da Escola Getúlio Vargas

7h30 às 9h – Cerimônia de Abertura:

Mesa-redonda: “Confluências de Saberes: Diálogos entre Ciência, Arte e Cultura Digital”

  • Diogo Trindade Alves de Carvalho – Escola Getúlio Vargas “Reflexões sobre Culturas Digitais: Uma Perspectiva Crítica”
  • Xavier A Souza – Cientista Autodidata e Artista Plástico “Inovação e Arte: Uma Jornada Singular”
  • Inês Raimundo – Universidade Eduardo Mondlane – Moçambique “Ecos da África: Contribuições e Legado no Campo da Ciência”
  • Welton Dias Castro – Escola Getúlio Vargas Anfitrião.

9h30 às 11h30 – Apresentação de Trabalhos:

  • Comunicação Oral Exposição verbal de pesquisas e ideias, promovendo debate e interação.
  • Apresentação em Pôster Exibição visual e interativa de projetos e estudos, facilitando discussões individuais e em grupo.

13h30 às 16h30 – Oficinas e Minicursos:

  • Oficina de Pintura em Tela (20 vagas)

– Ana Terezinha Alves Rocha de Azevedo – Artista Plástica de Guanambi

– Leily Fabrícia Cardoso Rocha – Artista Plástica de Guanambi

– Explore a técnica “Alla prima”, pintando diretamente na tela sem camadas secas, para uma expressão artística vibrante e imediata.

  • Oficina Desenho para Histórias em Quadrinhos (20 vagas)

– Profa. Daliane Carvalho Gomes Pereira Fernandes – Professora Guanambiense

Uma jornada criativa no mundo dos quadrinhos, onde os participantes aprendem técnicas de desenho e narrativa visual para criar suas próprias histórias.

  • Oficina de String Art (10 vagas)

– Prof. Marlúcio Silva Bonfim – Escola Getúlio Vargas

Aprenda a criar incríveis obras de arte geométricas usando apenas linhas e pregos, uma maneira fascinante de explorar padrões e cores.

  • Minicurso de ChatGPT (30 vagas)

– Prof. Diogo Trindade Alves de Carvalho – Universidade Estadual de Santa Cruz Descubra o mundo da inteligência artificial com o ChatGPT. Aprenda como interagir, criar e inovar com esta ferramenta tecnológica avançada.

  • Cineclube (Infantil) (60 vagas)

– Profa. Zenailde Porto Pereira e Porto – Escola Getúlio Vargas

Exibição do filme “A Princesa e o Sapo”, combinando diversão, fantasia e aprendizado para crianças.

19h00 às 22h00 – Cerimônia de Aniversário

  • Palestra: Jamile Ramos da Silva – Universidade de São Paulo (USP) “De Pindaí para o Mundo: A Trajetória de uma Cientista em Vacinas e Nanotecnologia” Moderadora: Nelma Fialho dos Santos Frota – Escola Getúlio Vargas
  • Saudação Especial à Comunidade Escolar: Jaqueline Moll – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Palestra: José Carlos Lélis Costa – Ufba/UAB – Pólo Guanambi “Escola Getúlio Vargas: Um Pilar da Educação no Município de Guanambi” Moderadora: Marinalva Nunes Fernandes – Observatório dos Planos Municipais de Educação do Território Sertão Produtivo | Un. do Estado da Bahia – Campus Caetité.
  • Homenagens: Reconhecimento a Ex-alunos Notáveis da Escola Getúlio Vargas.
  • Espetáculo Musical: Pietra Nogueira – Descubra a voz que está emocionando Guanambi!
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas