O calor tem atingido níveis alarmantes em Bom Jesus da Lapa desde o fim de agosto, com registros de temperaturas altas por vários dias seguidos. Nesta semana, mais uma onda de calor chegou à região e elevou a temperatura a 40,3º na tarde desta segunda-feira (13), com previsões de chegar a até 42ºC nos próximos dias.
Diante destas condições extremas, a população local vem sofrendo desde o fim de semana com a interrupção do abastecimento de água na cidade. O problema tem causando transtornos e indignação e muitas reclamações nas redes sociais.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a causa é um rompimento na rede principal que leva a água da estação de tratamento até às ruas, e em algumas conexões de transição, que faz a distribuição para as redes dos bairros.
Equipes tem trabalhado na tentativa de reativar o sistema e reestabelecer o abastecimento, que chegou a ser retomado por um período, no entanto, um novo rompimento foi detectado durante a tarde e a maior parte da cidade continuava sem receber a água.
Uma aviso foi publicado nas redes sociais do Saae informando que a previsão era que o serviço fosse concluído às 20h. Mesmo que o abastecimento tenha sido retomado, a regularização completa do sistema pode demorar até 48 horas, ou seja, as localidades mais distantes da rede principal podem continuar sem água até quarta-feira (15).
Onda de Calor
A região de Bom Jesus da Lapa é uma das mais afetadas pela onda de calor que assola o país. As previsões indicam que as temperatura podem chegar até a 42ºC em algumas regiões. Ao todo, 116 municípios baianos estão em alerta por conta da situação.
A maior temperatura na Bahia nesta segunda-feira foi na cidade de Ibotirama, 40,8ºC. Em Santa Rita de Cássia a máxima foi de 40,7ºC.
Maiores temperaturas da Bahia nesta segunda-feira*
- Ibotirama – 40,8ºC
- Santa Rita de Cássia – 40,7ºC
- Bom Jesus da Lapa – 40,3ºC
- Correntina – 40,3ºC
- Formosa do Rio Preto – 39,9ºC
- Barrerias – 39,2ºC
- Barra – 39,1ºC
- Brumado – 38,8ºC
*Fonte: Inmet