Previsões indicam apenas chuvas irregulares na Região de Guanambi nos próximos dias

As previsões meteorológicas estão bem desanimadores para quem espera por chuvas nos próximos dias na Região de Guanambi. Embora alguns institutos tenham previsto no início da semana precipitações volumosas, os prognósticos atuais mostram que as chances são apenas de chuvas isoladas.

Em Guanambi, as previsões indicam acumulados inferiores a 5 milímetros (mm) pelos próximos dez dias. Eventualmente, alguma nuvem carregada poderá trazer uma chuva mais significativa, no entanto, elas devem ser raras e pontais. Além de poucas chuvas, as previsões indicam continuidade do calor, porém com um pouco menos de intensidade do que da última semana.

As maiores precipitações na Bahia são esperadas para as áreas do Extremo-Oeste. Mesmo assim, as chuvas também podem não ser regulares na região, com acumulados variando entre 20 e 50 mm.

previsões Inmet
Maior parte da Bahia deve ficar sem chuvas nos próximos dias – Inmet

As previsões indicam ainda que toda a área do estado da margem direita do Rio São Francisco deve ter pouca ou nenhuma chuva até o fim do mês. Apenas algumas áreas do litoral devem ter tempo chuvoso, no entanto, em volumes não muito expressivos. Em Vitória da Conquista, o calor deve continuar forte por mais alguns dias e as chances de chuva são pequenas.

A expectativa de chuvas no estado ocorrem após mais uma onda de calor histórica atingir o país, com muitas cidades registrando máximas acima dos 40ºC por vários dias seguidos nas localidades mais afetadas.

Desde sexta-feira (17), a nebulosidade começou a aumentar e algumas localidades registraram pancadas de chuva isolada. A tendência é de que novas nuvens carregadas tragam novas pancadas ou até temporais localizados para algumas áreas.

Alerta amarelo

Na manhã deste domingo (19), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta amarelo para temporais. De acordo com o órgão, 40 municípios da Bahia podem registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, com rajadas entre 40 e 60 km/h.

As cidades sob alerta no estado são: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Canápolis, Carinhanha, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Iuiu, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Mansidão, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley

Veja os detalhes do alerta amarelo

Veja a previsão completa para os próximos dias 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile