Agricultores de Palmas de Monte Alto aprenderam sobre cultivo de girassol para produção de leite e mel

Na última quinta-feira (16), um grupo de agricultores familiares de Palmas de Monte Alto participou de um evento sobre cultivo de girassol, objetivando a produção de mel e leite. O evento foi promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e realizado na sede da instituição, no Centro da cidade.

A atividade contou com palestras ministradas por professores e alunos do Instituto Federal Baiano Campus Guanambi, abordando, além do cultivo do girassol, as atividades relacionadas de apicultura e bovinocultura leiteira, como manejo dos apiários, sanidade e alimentação animal, inseminação artificial e transferência de embriões.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente, Comércio e Indústria do município também contribuíram para a realização do evento.

As atividades contaram com as presenças do diretor-geral do Campus Guanambi, Carlito Barros, do vice-prefeito de Palmas de Monte Alto, Domingos Rodrigues Porto Neto, e da presidente do Sindicado, Eulina Marta Montalvão. O Senar foi representado pela agrônoma Naiara Viana.

Um dos organizadores do seminário, denominado “Girassol: do mel à alimentação de vacas leiteiras”, foi o professor Ariomar Rodrigues, que desenvolve pesquisas sobre o cultivo do girassol no seminário há mais de uma década. “O cultivo do girassol é mais uma alternativa  que pode ser empregada pela agricultura familiar, na diversificação das fontes de alimentação para o gado leiteiro e para a polinização visando a produção de mel. O IF Baiano e as demais entidades envolvidas neste evento fazem um papel importante de difusão de conhecimento sobre esta cultura”, comentou.

Além do professor Ariomar, os professores Alex Aguiar, Evanilton Alves e José Assunção Silveira Júnior ministraram as palestras. O engenheiro agrônomo e apicultor José Augusto Santos de Souza também apresentou seus conhecimentos na área, assim como as estudantes, Luiza Eduarda Castro Moreira, do curso Técnico em Zootecnia do IF Baiano, e Érica dos Santos Soares, de Medicina Veterinária da UniFG e estagiária do setor de bovinocultura do Campus Guanambi.

Os alunos do último semestre do curso Técnico em Zootecnia também participaram do evento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile