22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Regiões de Guanambi e Vitória da Conquista podem ter chuvas nos primeiros dias de dezembro

Mais Lidas

Anúncio

Os modelos e institutos de meteorologia voltaram a prever chuvas para o Centro-Sul Baiano, incluindo as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista. A maioria das previsões indicam para possibilidade de precipitações nestas áreas da Bahia já nos primeiros instantes do mês de dezembro.

No entanto, mais uma vez, os volumes esperados não são muito significativos e não devem contribuir consideravelmente para o aumento das reservas de água, que se encontram em níveis críticos na região devido à irregularidade das chuvas desde fevereiro. A ocorrência do El Niño é o principal fator responsável pela irregularidade das condições climáticas no Norte e Nordeste do país.

Anúncio

Em Guanambi, as previsões deste domingo (26), consultadas nas diversas fontes de meteorologia, apontam que deve chover entre 20 e 45 mm até o dia 5. Já em Vitória da Conquista, a meteorologia indica acumulados entre 15 e 50 mm neste mesmo período. As variações entre os institutos são um indício que as chuvas podem cair de forma irregular mais uma vez nestas áreas.

Nas duas cidades, o tempo começou a mudar já no fim de semana. Em Guanambi o aumento dos ventos deve amenizar um pouco o calor até os últimos dias do mês, reduzindo as máximas da casa dos 39ºC para 37ºC. O acumulado de chuva desde o dia 1º, medido pelo pluviômetro da Agência Sertão, é de 59 mm, no Centro da cidade.

Desde outubro, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, parou de funcionar e até o momento o órgão não realizou a manutenção do equipamento.

Já Vitória da Conquista amanheceu nublada, no entanto, as nuvens que encobrem a cidade na manhã deste domingo não estão carregadas a ponto de provocar chuvas significativas. Em alguns pontos da cidade, a garoa tradicional da altitude de quase mil metros do Planalto da Conquista voltou a a aparecer.

O mês de novembro tem sido um dos mais quentes e secos já registrados na região. A temperatura que nunca havia passado dos 35ºC neste período do ano já superou esta marca algumas vezes nos últimos dias. No último domingo (19), o termômetro da estação meteorológica automática do Inmet, instalada na Uesb, registrou máxima de 36,5ºC, a segunda maior já registrada em 48 anos de medições oficiais.

Desde o último dia 8 as máximas estão acima da média climatológica, que é de 27ºC. Dos 25 dias do mês até agora, apenas dois tiveram temperaturas amenas. O acumulado de chuva em Vitória da Conquista no mês de novembro até o momento é de 4,6 mm, sendo que 1,1 mm foi registrado na madrugada deste domingo.

Para esta segunda (27) e terça (28), as temperaturas devem ficar mais amenas e pode chover de forma fraca e isolada em alguns momentos do dia. A partir de quarta (29), o calor deve voltar, com novas máximas acima dos 30ºC até sexta (1º), quando as chances de chuva devem aumentar.

Veja a previsão da região para os próximos dias 

Chuvas no Brasil

As previsões indicam que deve chover em quase todo o país nos próximos sete dias. Os maiores volumes, acima de 100 mm, devem ser registrados em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Já o interior da região Nordeste deve receber os menores acumulados neste período.

Na última sexta-feira (24) o Inmet divulgou os prognósticos para dezembro, indicando chuvas abaixo e calor acima da média em toda a Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas