20.6 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Estudante do Ifba de Vitória da Conquista foi premiada em seleção de redação da Harvard Book Prize

Mais Lidas

Com tema “Deficit Habitacional”, a estudante do 2º ano de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, Júlia de Oliveira Gonzaga Bruno, ficou um 3º lugar na fase nacional da seleção do seleção do Harvard Book Prize Brazil 2023, dentre as 32 redações avaliadas na categoria escola pública em português.

No ranking geral Julia ocupou a primeira posição na Bahia, 2º lugar no Nordeste e em 3º lugar no Brasil.

A seleção começou a ser divulgada em julho deste ano. A estudante ficou sabendo do concurso através das redes sociais do IFBA e da divulgação realizada em sala de aula pela professora de geografia, Ione Rocha, uma de suas incentivadoras ao lado de sua mãe, Flávia Gonzaga.

Foto: Redes Sociais

Com relação ao tema escolhido, Júlia explica que foi motivado pela sua própria realidade social: “…falar sobre déficit habitacional foi como fazer um estudo de caso sobre minha própria vida e a vida de milhares de pessoas que não têm acesso à moradia própria… esse texto  desmistifica a expressão “falta de moradia”, analisa dados e citações de pessoas que vivenciam tal realidade e cobra dos governos a implementação contínua e sólida de políticas habitacionais justas para a população“, ressalta.

De acordo com a organização do concurso, a premiação será a publicação do texto em um livro pela editora Harvard e um certificado de participação no projeto.

A estudante embora soubesse a relevância do tema abordado conta que ficou surpresa com um resultado tão expressivo: “estou muito, muito feliz especialmente com a reação da minha família e da minha professora Ione Rocha. Eu só tenho a agradecer a todas as pessoas que me ajudaram a ser quem eu sou e a construir o repertório social que foi utilizado no texto. Eu devo todo o processo a minha mãe, Flavia Gonzaga, mãe solo, incansável, que sempre fez o possível e o impossível para me proporcionar uma educação de qualidade e realizar todos os meus sonhos. Então se eu puder dizer algo sobre essa premiação seria: obrigada, mãe!”, comemora a estudante.

Harvard Book Prize Brazil 

É uma premiação voltada para os estudantes do segundo ano do ensino médio e oferece uma oportunidade única de reconhecimento e destaque acadêmico.

O Harvard Book Prize Brazil é promovido pelo Harvard Alumni Club of Brazil (HACB), um grupo de ex-alunos apaixonados pela Universidade Harvard e que atualmente residem no Brasil. A premiação visa premiar estudantes talentosos e promissores, incentivando-os a alcançar seu máximo potencial acadêmico.

Os vencedores do Harvard Book Prize Brazil serão selecionados em três categorias:

  1. Vencedores Nacionais: Os autores das melhores redações em inglês serão premiados com o 1º, 2º e 3º lugar, reconhecendo seu talento e habilidades de escrita em um nível excepcional.
  2. Destaques em Escolas Públicas: Os alunos de escolas públicas que apresentarem as melhores redações em inglês serão agraciados com os prêmios de 1º, 2º e 3º lugar. Essa categoria visa reconhecer a excelência acadêmica dentro das instituições de ensino público.
  3. Destaques em Redações em Português: Exclusivamente para os alunos de escolas públicas, essa categoria reconhecerá as melhores redações em português, premiando os autores com os prêmios de 1º, 2º e 3º lugar.

Os vencedores do Harvard Book Prize Brazil receberão certificados especiais, que celebram suas conquistas notáveis, juntamente com uma cópia do livro do prêmio. Além disso, seus nomes serão anunciados durante o prestigioso Harvard Alumni Summit, em novembro, e também divulgados nas redes sociais do HACB.*

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas