32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

Cidade da Bahia lança moeda social chamada “Guaraná”

Mais Lidas

O município de Taperoá, no Território de Identidade Baixo Sul, lançou nesta semana, um banco comunitário e a moeda social Guaraná. A iniciativa pioneira na Bahia tem como objetivo estimular a economia local, as finanças solidárias e garantir microcréditos para produção e consumo local. “

A ação é realizada pela Prefeitura Municipal de Tapeorá em parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Baixo Sul , com apoio do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Para o superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo da Setre, Wenceslau Junior, o lançamento representa um momento histórico e de consolidação de Tapeorá como uma cidade empreendedora solidária.

“É uma iniciativa importante de Taperóa, que vem ao encontro de um esforço da Setre, por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol, de municipalizar as políticas públicas de economia solidária e cooperativismo. Isso será um caso de sucesso que com certeza vai se espalhar por toda a Bahia e terá o nosso apoio como executora desta política pública”, disse.

Além do lançamento do banco e da moeda, o município promoveu um seminário para discutir temas como Moedas Sociais e Desenvolvimento Local e a Feira da Economia Solidária e Empreendimentos Afrodescendentes.

O Banco Central permite a circulação de moedas sociais, lastreadas pelo Real e emitidas por bancos comunitários para circulação local. Entre as vantagens da moeda social está o financiamento de pequenas atividades econômicas que estimulam a economia local e a geração de renda.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas