30.5 C
Guanambi
25.4 C
Vitória da Conquista

Estudante da Uesb terá livro premiado na Suíça

Mais Lidas

Anúncio

A estudante do Curso de Licenciatura em Letras, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campus de Jequié, foi contemplada pelo 8º Prêmio Talento Helvético-Brasileiro no Salão do Livro de Genebra, na Suíça. O evento acontecerá de 6 a 10 de março de 2024 e terá a autora como convidada.

Jessika de Oliveira teve seu livro “Festa de Aniversário” selecionado para premiação, que acontece todos os anos na Suíça e visa a promoção de autores das línguas portuguesa e francesa. Segundo os organizadores do evento, “a escolha das obras premiadas passa por um estudo minucioso de currículos e obras literárias que são indicadas por bibliotecas e instituições”, afirma Jannini Rosa, diretora geral da Helvetia, editora suíço-brasileira e componente do Salão Literário.

Anúncio

A produção inclui contos protagonizados por personagens negras femininas, em diferentes tramas que falam de amor, lutas, lutos, violências, superação, racismo e assédios. “Os temas abordados no livro abordam realidades que não deveriam continuar fazendo aniversários de forma estatística no nosso país, sobretudo atravessando mulheres”, afirma Jessika.

A obra literária “Festa de Aniversário” foi lançada em maio de 2023, na Uesb, no campus de Jequié. “O meu processo enquanto estudante da Uesb me levou a diversas oportunidades, incluindo os acessos à pesquisa e aos grupos de estudo que pude fazer parte. Um dos meus contos que dá o nome ao livro foi construído em uma das oficinas do programa de extensão Papo Lírico. Sempre frequentei muito a biblioteca do campus durante a graduação e isso também me deu muitos momentos de inspiração para a escrita”, declara a autora.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas