34.9 C
Guanambi
26.4 C
Vitória da Conquista

Governo da Bahia reconhece situação de emergência em Feira de Santana, Palmas de Monte Alto, Urandi, e mais sete municípios

Mais Lidas

Novos decretos do Governo da Bahia reconheceram a situação de emergência em mais dez municípios por conta da estiagem. Os decretos foram assinados pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicados no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (7).

Os municípios atingidos pelos decretos são Buritirama, Chorrochó, Feira de Santana, Itaberaba, Itiúba, Lagoa Real, Mansidão, Palmas de Monte Alto, Uauá e Urandi, localizados em várias regiões do estado.

Os decretos têm como base as informações prestadas pelas prefeituras dos respectivos municípios junto à Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

Com o reconhecimento estadual, as prefeituras poderão continuar com as ações emergenciais implementadas para atender a população afetada pela falta de água.

Elas também podem solicitar o reconhecimento do Governo Federal e conseguir apoio para o restabelecimento imediato dos serviços essenciais, como o abastecimento de água potável, com utilização de caminhões-pipa e outras ações para melhorar a disponibilidade de água.

Este ano, por conta do El Niño, o semiárido baiano tem registrado chuvas ainda mais escassas e temperaturas cada vez mais elevadas.

O mês de novembro foi de chuvas abaixo da média e temperaturas muito altas em boa parte do estado. Tais condições têm causado muitos problemas para a produção agropecuária, com registros de mortandade de animais pela falta de pastagens e de água para a dessedentação.

As previsões apontam que as chuvas volumosas ainda devem demorar a atingir todas as áreas do estado em situação de emergência, com previsões apenas para a segunda quinzena de dezembro. Antes disso pode chover de forma isolada e irregular, principalmente no Extremo-Oeste do estado e em áreas do Centro-Sul, Sul e Litoral.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas