A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um concurso público para preencher 70 vagas do seu quadro efetivo e realizar formação de cadastro de reserva. O edital foi publicado na edição desta sexta-feira (8), do Diário Oficial da União (DOU).
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi a instituição escolhida para organizar e executar o certame.
As oportunidades são para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil, subdivididas em três áreas, todas com exigência de formação em curso superior. Uma das áreas exige também licença de piloto comercial de avião ou helicóptero, pelo menos uma habilitação de piloto válida e Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 1ª Classe válido. Outra área exige formação em Engenharia Civil e a outra é destinada a formados em qualquer área.
Encontre as melhores apostilas para concurso
A remuneração inicial oferecida é de R$ 16.413,35 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. Os candidatos serão lotados, a critério da Anac, no Distrito Federal ou em São Paulo.
As inscrições serão abertas às 10h da próxima quarta-feira, 13 de dezembro, até às 18h do dia 4 de janeiro de 2024. Os interessados devem acessar o site do Cebraspe para confirmar a participação.
A taxa de inscrição é de R$ 160. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, pertencentes a famílias de baixa renda, e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem solicitar a isenção do pagamento dentro do prazo de inscrições.
A seleção do inscritos será em duas etapas, sendo a primeira a aplicação de provas objetivas e prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 3 de março de 2024, além da avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A segunda etapa será o curso de formação, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizado em Brasília/DF.
A primeira etapa, para todos os candidatos, bem como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas reservadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizadas nas 26 capitais dos estados brasileiros e no Distrito Federal.
O concurso da Anac terá validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de renovação por igual período, a critério do órgão.