22.4 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Calor deve continuar forte em Vitória da Conquista até o fim da semana

Mais Lidas

Os institutos de meteorología e modelos matemáticos de previsão estão indicando que o calor deve continuar forte em Vitória da Conquista pelo menos até o próximo fim desta semana.

A expectativa é de que as máximas continuem sempre acima dos 30ºC, podendo superar novamente os 34ºC ao longo dos próximos dias. Já as mínimas devem ficar entre 17ºC e 19ºC.

Além disso, as chances de chuva são poucas para o início da semana, e as probabilidades devem aumentar somente a partir de sábado (16) ou domingo (17), ainda de forma esporádica, com pancadas e até alguns temporais isolados em algumas localidades, com possibilidade de acumulados que podem chegar a 30 mm até próximo à véspera do Natal.

Os modelos de médio e longo prazo indicam que as chuvas generalizadas podem chegar à região próximo por volta do dia 24 e podem durar até a véspera do Ano Novo, com acumulados entre 100 e 150 mm, de acordo com as últimas rodadas de previsões.

De acordo com os dados da estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada no campus da Uesb, a máxima neste sábado (9) chegou a 34,3ºC e neste domingo (10) foi de 31,2ºC.

Os dados indicam ainda que não chove de forma significativa na cidade há mais de 100 dias. O último registro de chuva volumosa, com mais de 10 mm, ocorreu no dia 29 de agosto. Desde então, foram poucos dias chuvosos e sempre com acumulados abaixo deste patamar.

Desde setembro o acumulado registrado é de apenas 32 mm, quando pela média já deveria ter chovido mais de 250 mm. Novembro foi o mais seco em 48 anos de registros oficiais na cidade, com apenas 6,3 mm registrados pelo Inmet.

Veja a previsão completa para os próximos dias

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas