23.3 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Mais de 23 mil candidatos participaram do primeiro dia de provas do Vestibular Uneb 2024

Mais Lidas

Foi realizado na manhã deste domingo (10) o primeiro dia das provas do Vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ao todo, 23.973 concorrentes (20% de abstenção) participaram do certame. As provas aplicadas nesse domingo foram de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades).

De acordo com informações da Uneb na redação, os participantes foram convidados a produzirem um texto dissertativo sobre o tema “Doenças psicológicas e sua relação com estilo de vida da atualidade”.

Aproximadamente 2.370 profissionais trabalham para garantir a realização do processo seletivo em 68 estabelecimentos, 22 na capital e 46 do interior, em 25 cidades da Bahia.

Expectativa dos candidatos

Antes de começar as provas, os candidatos estavam com expectativas positivas. O jovem Rafael Leôncio se mostrou esperançoso para garantir uma das vagas do curso de Medicina, ofertado no campus de Salvador.

“Estou sentindo que esse vestibular será de vitória. Estudei, me dediquei e sinto que serei recompensado com meu desempenho nas provas”, contou o vestibulando, que deixou uma mensagem de autoestima para seus concorrentes: “Tenham esperança e espero que nenhum dos outros candidatos desistam dos seus sonhos”.

A candidata Renata Vitória Soledade confessou a sua ansiedade antes de começar o exame. “Estou um pouco ansiosa, mas torcendo que dê tudo certo. Venho me preparando para esse momento. Confesso que, a medida que se aproxima a hora das provas, bate aquele medo, aquela ansiedade, mas creio que vai dar tudo certo”, afirmou a concorrente a vaga do curso de Sistema de Informação.

Cursista do Programa Universidade Para Todos (UPT) Pop Rua da Uneb e também concorrente do vestibular, Sandra Regina Santos, aparentava tranquilidade e descontração. “Estou tranquila e estudei o máximo que pude para este dia de hoje. A universidade pública é o meu lugar!”, celebrou confiante.

Acolhimento aos candidatos

Momentos antes das aplicações das provas, a reitora da universidade, Adriana Marmori, a vice-reitora, Dayse Lago, e a pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, acolheram os candidatos nas escolas que visitaram na capital baiana.

“Os novos discentes que ingressarão na UNEB terão um grande acolhimento da comunidade acadêmica tanto dos professores, quanto dos nossos servidores técnicos e dos nossos estudantes. Irão encontrar uma gestão organizada estrategicamente para dar apoio aos discentes com as Pró-Reitorias de Ações Afirmativas, Assistência Estudantil, Graduação e demais setores, ou seja, uma rede comprometida em desenvolver uma educação superior de qualidade. A UNEB há 40 anos articula a formação cidadã à produção de ciência, tecnologia e inovação contextualizada, aspectos necessários para os profissionais em qualquer ramo de atividade e área de conhecimento. Desejo a vocês boa prova e sendo aprovados(as), boas vindas à nossa instituição”, ressaltou a reitora.

A vice-reitora, Dayse Lago, destacou que a universidade tem a premissa de formar cidadãos para a vida. “A UNEB se preocupa com a preparação de profissionais competentes para atuar nos diversos campos de atuação. Nossa intenção não é só prepará-los para o conhecimento técnico, mas também para o conhecimento político, da dimensão afetiva e social”, declarou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (Prograd), Gabriela Pimentel, destacou que a instituição está preparada para receber os novos estudantes. “Nossos candidatos não são apenas milhares de pessoas. Para nós, da UNEB, cada pessoa que concorre a uma vaga tem sua vida, sua trajetória. E é nesse movimento, que recebemos cada um e cada uma, com sua história, nesse período de processo seletivo. A UNEB é casa do povo e pelo povo que trabalhamos diuturnamente. Sigo aqui na torcida por todas as dezenas de milhares de pessoas diversas, que confiaram a sua formação superior a UNEB. Sucesso a todos e todas!”, disse.

O coordenador de um dos locais de prova, Roberto Gonçalves, avaliou que a aplicação das provas no estabelecimento “foi marcado pela tranquilidade e sem intercorrências. A Universidade do Estado da Bahia está pronta para receber os nossos futuros estudantes”.

Nesta segunda-feira (11), serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia), conforme edital de convocação.

Nesta edição do Vestibular, a Uneb oferece 7.114 vagas, sendo 4.114 são para cursos de graduação na modalidade presencial e 3.000 oportunidades para os cursos na modalidade a distância, das quais 1.800 vagas são oferecidas pela instituição, 450 para cursos tecnológicos e 750 pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O certame prevê o preenchimento das vagas para o ano letivo de 2024.

O Vestibular Uneb 2024 oferece mais de 150 opções de cursos em toda a Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas