25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Comunidade quilombola no Norte de Minas recebeu sistema de dessalinização

Mais Lidas

Anúncio

O programa Água Doce, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entregou nessa quarta-feira (13) a comunidade Quilombola Justa II, localizada no município do Manga, em Minas Gerais, um sistema de dessalinização.

De acordo com informação do Ministério, serão beneficiados 220 habitantes. O objetivo da instalação é disponibilizar água potável para a população, estabelecendo uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

Anúncio

“É uma ação extremamente importante, porque o Programa Água Doce aproveita poços perfurados, onde a água não está em condição de ser consumida pela população por conta do alto índice de salinidade. Nós instalamos dessalinizadores a partir do mapeamento desses poços. O equipamento transforma aquela água, que até então não poderia ser consumida, em água em condições de consumo”, destaca o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira.

O Sistema de Dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, no qual etapas vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano. O investimento para a instalação na comunidade Quilombola Justa II foi de R$ 310 mil.

Com a implantação dos sistemas de dessalinização, é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando, assim, o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

“Em alguns lugares do país a gente tem água em abundância, mas, na região semiárida brasileira, entre os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, por exemplo, isso não ocorre. Então, normalmente, a alternativa que tem para poder abastecer a população é perfurando postos artesianos”, enfatiza o secretário.

Até o momento, sete comunidades rurais do município de Manga já receberam sistemas de dessalinização, beneficiando 20 mil pessoas. São elas: Paraterra II e III, Justa II, Espinho, Nhandutiba, Bebedouro, Canabrava e Pajeu.

“Com água de qualidade, a gente também aumenta a saúde da população beneficiada. Isso porque se a água salinizada for consumida, podem ocorrer problemas renais, de aumentar a pressão, dentre outros. Então, o Programa Água Doce, além de garantir a dignidade humana por meio do consumo de água em qualidade potável, vai também garantir uma melhora no ponto de vista da saúde das pessoas, diminuindo a demanda na rede pública de saúde”, complementa Giuseppe Vieira.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas