Norte de Minas

Comunidade quilombola no Norte de Minas recebeu sistema de dessalinização

Publicado por
Compartilhado

O programa Água Doce, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) entregou nessa quarta-feira (13) a comunidade Quilombola Justa II, localizada no município do Manga, em Minas Gerais, um sistema de dessalinização.

De acordo com informação do Ministério, serão beneficiados 220 habitantes. O objetivo da instalação é disponibilizar água potável para a população, estabelecendo uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

“É uma ação extremamente importante, porque o Programa Água Doce aproveita poços perfurados, onde a água não está em condição de ser consumida pela população por conta do alto índice de salinidade. Nós instalamos dessalinizadores a partir do mapeamento desses poços. O equipamento transforma aquela água, que até então não poderia ser consumida, em água em condições de consumo”, destaca o secretário Nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira.

O Sistema de Dessalinização é a estação de tratamento da água salobra do poço, no qual etapas vão tratando e adequando essa água ao Padrão de Potabilidade para consumo humano. O investimento para a instalação na comunidade Quilombola Justa II foi de R$ 310 mil.

Com a implantação dos sistemas de dessalinização, é possível revitalizar os poços tubulares existentes, elevando, assim, o acesso à água potável de qualidade e melhoria de vida da população local.

“Em alguns lugares do país a gente tem água em abundância, mas, na região semiárida brasileira, entre os estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais, por exemplo, isso não ocorre. Então, normalmente, a alternativa que tem para poder abastecer a população é perfurando postos artesianos”, enfatiza o secretário.

Até o momento, sete comunidades rurais do município de Manga já receberam sistemas de dessalinização, beneficiando 20 mil pessoas. São elas: Paraterra II e III, Justa II, Espinho, Nhandutiba, Bebedouro, Canabrava e Pajeu.

“Com água de qualidade, a gente também aumenta a saúde da população beneficiada. Isso porque se a água salinizada for consumida, podem ocorrer problemas renais, de aumentar a pressão, dentre outros. Então, o Programa Água Doce, além de garantir a dignidade humana por meio do consumo de água em qualidade potável, vai também garantir uma melhora no ponto de vista da saúde das pessoas, diminuindo a demanda na rede pública de saúde”, complementa Giuseppe Vieira.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 15 de dezembro de 2023 17:00

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo dividem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio