22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Chuvas abaixo da média impactam no armazenamento dos reservatórios da Chesf

Mais Lidas

Anúncio

As bacias hidrográficas dos rios São Francisco, do Contas (BA) e do Parnaíba (PI) tiveram chuvas abaixo da média nos últimos meses. Os volumes baixos estão impactando no armazenamento nos reservatórios da Eletrobras Chesf.

A empresa vem informando, desde o começo do mês de novembro, a entidades da gestão pública, defesas civis, imprensa e sociedade civil, o início do período úmido nas bacias , onde a Empresa opera reservatórios e usinas hidrelétricas.

Anúncio

No Rio São Francisco, a Empresa opera oito e suas doze usinas hidrelétricas, além de seu principal reservatório, o de Sobradinho (BA). De acordo com a companhia, a intensidade de chuvas no início do período foi abaixo da média, diante da ocorrência do fenômeno El Niño na Região Nordeste.

“Atualmente, o Reservatório de Sobradinho está operando com volume útil abaixo de 60%, praticando defluência média diária de 1.200 metros cúbicos por segundo (m³/s)”, afirmou Tony Ulysses, diretor de Operação e Manutenção da Empresa.

Tony Ulysses destacou ainda que o atendimento energético à Região Nordeste está assegurado com a utilização das fontes de geração atualmente disponíveis, sendo estas: hidráulica, térmica, eólica e solar e a operação realizada pela Empresa se baseia no cumprimento das regulamentações vigentes em atendimento aos usos múltiplos da água.

“A Empresa detém mais de 22 mil quilômetros de ativos de transmissão conectando parques eólicos, usinas solares, hidrelétricas ao Sistema Interligado Nacional – SIN, para assegurar o abastecimento eletroenergético a toda a Região”, ressaltou o diretor.

O cenário de poucas chuvas, segundo os órgãos de monitoramento, é o mesmo para as bacias do rio Parnaíba, onde a Empresa possui a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança (PI), e para o rio de Contas, onde estão instaladas as usinas de Funil e da Pedra (BA).

Os reservatórios estão com os seguintes volumes úteis (18/12/2023):

Rio São Francisco
Sobradinho – 51,85%
Itaparica – 49,4%

Rio de Contas
Pedra – 38,97%
Funil – 87,7%

Rio Parnaíba
Boa Esperança – 23,18%

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas