23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Cidade baiana decreta situação de emergência após quase 220 mm de chuva

Mais Lidas

As chuvas chegaram à Bahia, conforme as previsões indicavam deste a semana passada. Elas vieram devagar e começaram a se espalhar por todo o estado, aos poucos, desde domingo (17), e à medida que avançam, vão dando esperança para milhões de pessoas que vêm sofrendo há meses com a estiagem e com as altas temperaturas.

Em algumas localidades elas vieram fortes, como é o caso da cidade de Ilhéus, no Sul Baiano. De acordo com os dados coletados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado na cidade é de 215 mm entre o fim da noite desta terça-feira (19) e as 15h desta quarta-feira (20).

A medição foi registrada no pluviômetro automático instalado no bairro Conquista. No outro pluviômetro do órgão na cidade, no bairro Malhado, o acumulado é de 161 mm no mesmo período. Já a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 145 mm.

A chuva começou no fim da noite e entre 22h e 1h acumulou mais de 140 mm em algumas partes da cidade, provocando diversos alagamentos e quedas de árvore, com alguns registros de interrupção no fornecimento de energia. A chuva continuou pela madrugada e voltou a ficar forte nas primeiras horas da manhã. Durante a tarde voltou a chover na cidade.

Equipes e máquinas da prefeitura foram colocadas nas ruas para desobstruir vias afetadas por quedas de árvores ou pela lama. Ao todo, foram atendidas cerca de 40 ocorrências relacionadas a transtornos provocados pelas chuvas intensas. Por esta razão, o município decidiu decretar situação de emergência.

Também foram registrados volumes expressivos em Itabuna (108 mm), e Camamu (96 mm).

Previsões

As previsões indicam que as condições devem continuar favoráveis à ocorrência de novas chuvas em boa parte da Bahia até sexta-feira (22), com possibilidade de ocorrência de novos temporais em Ilhéus e em outras cidades. Os alertas do Inmet continuam vigentes até a manhã desta quinta-feira (21).

Maiores acumulados de chuva na Bahia em 24 – Cemaden (até 15h de 20/12)

MunicípioPuviômetroAcumulado em 24
ILHÉUSConquista218.52
ILHÉUSMalhado161.31
ITABUNASão Caetano108.16
CAMAMUCentro95.6
GUARATINGANovo Horizonte85.8
BARRA DO CHOÇABarra do Choça85.6
LAMARÃOLamarão75.8
LICÍNIO DE ALMEIDALicínio de Almeida75.6
ITARANTIMItarantim67.6
VITÓRIA DA CONQUISTARecreio65.61
SANTA CRUZ CABRÁLIABR367-km464.45

 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas