31.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Chuva desta quarta em Vitória da Conquista foi igual ao acumulado dos últimos 200 dias na cidade

Mais Lidas

A chuva desta quarta-feira (20) interrompeu um longo período de estiagem em Vitória da Conquista.

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalada na Uesb, registrou 84,4 mm. Já os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam chuvas de até 69 mm em alguns pontos da cidade.

Este volume é igual a todo o acumulado dos últimos dias de maio e dos meses de junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, além dos 19 primeiros dias de dezembro. Considerando somente a primavera, o acumulado de chuva era de 23,4 mm antes das chuvas desta quarta, pouco mais de um quarto do que foi registrado.

Chuvas 2023 Vitória da Conquista

As chuvas foram bem distribuídas no perímetro urbano, com menor volume captado no pluviômetro do Estádio Lomando Júnior, de 59 mm. Já o maior volume, de 69 mm, foi registrado no bairro Recreio. Na zona rural não há nenhum monitoramento oficial de precipitação.

acumulado de chuva vitória da conquista
Fonte: Cemaden

Também choveu bastante em municípios vizinhos, como em Barra do Choça, onde o acumulado passou de 85 mm. Também choveu bastante em Itororó (57 mm), Itapetinga (56 mm) e Aracatu (40 mm).

Em Ilhéus, no Sul Baiano, o volume de chuva em 24 horas superou os 220 mm e muitos alagamentos foram registrados na cidade, que decretou situação de emergência por conta das ocorrências provocadas pelo excesso de chuvas.

Na próxima sexta-feira (22), mais precisamente às 0h27, começa o verão no Hemisfério Sul. A nova estação começa depois de um ano de muitos eventos extremos em Vitória da Conquista, de chuvas escassas e vários recordes de calor.

Previsões

As chuvas devem continuar em boa parte do estado nesta quinta-feira (21). Ainda são esperados volumes significativos em algumas áreas do estado. No entanto, mesmo no curto prazo, os modelos divergem sobre a localização dos maiores acumulados.

A partir de sexta-feira (22), as chances de chuva diminuem em todo o estado e a expectativa é de que elas voltem até o último dia do ano.

Veja a previsão completa para os próximos dias

Monitoramento

As chuvas começaram nas primeiras horas da manhã e causaram alguns alagamentos em ruas da cidade. De acordo com a Coordenação Municipal da Defesa Civil (Compdec), equipes percorreram vários pontos, a exemplo do Centro, loteamento Panorama, bairro Campinhos, Lagoa das Bateias e a Rua Yolando Fonseca. Nesta última, a Prefeitura acompanha a situação e tem realizado a limpeza preventiva do canal, enquanto aguarda a liberação do recurso federal para iniciar a obra. O canal foi parcialmente destruído desde 2021, mas as obras só poderão ser iniciadas após a autorização do órgão federal.

No Centro da cidade, algumas vias sofreram com enxurradas, devido a um problema antigo de drenagem naquela região. A Prefeitura disse que as obras de macrodrenagem no loteamento Panorama, os danos irão diminuir em trechos do bairro Santa Cecília, Alto Maron, parte do Centro e Recreio. A bacia de retenção que está sendo construída irá receptar a água das chuvas, e será ligada ao principal canal de drenagem do loteamento Santa Cecília, para onde a água será escoada.

Em relação ao canal do Santa Cecília, onde a Defesa Civil também esteve nesta manhã, o local recebeu um grande volume de água, que desce da parte alta do Alto Maron, Panorama e Alto da Colina. O trecho também está sendo monitorado, assim como a região da Lagoa das Bateias, que recebe boa parte da água da chuva que cai na Zona Oeste e segue para o bairro Campinhos.

A Prefeitura informou ainda que realizou, neste semestre, uma melhoria no fluxo natural de águas pluviais da lagoa até o bairro. Com a chuva de hoje, não houve alagamento de casas. A Defesa Civil, com apoio do Deserg, segue no monitoramento de todo o trecho.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas