31.7 C
Guanambi
24 C
Vitória da Conquista

Obra particular rompeu Adutora do Algodão e deixou cidade sem abastecimento

Mais Lidas

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento Básico (Embasa) emitiu um comunicado na manhã deste sábado (23), informando a interrupção no abastecimento de água no município de Lagoa Real, na Região de Guanambi.

De acordo com a estatal, o problema é um vazamento na Adutora do Algodão, próximo à localidade de Pancadão, causado por uma escavadeira operada indevidamente por terceiros junto à tubulação.

Técnicos da Embasa estão realizando o conserto da tubulação e já comunicaram o fato às autoridades competentes para identificação dos responsáveis. Após a conclusão do reparo, o abastecimento será retomado de forma gradativa.

Enquanto isso, a recomendação é para que se faça a utilização criteriosa da água armazenada nos imóveis.

“A adutora do Algodão opera em alta pressão e qualquer dano à sua integridade por terceiros representa risco de vida para quem está próximo, além de prejudicar o abastecimento de água de milhares de pessoas”, alerta o gerente regional da Embasa. Manuel Mateus. “Qualquer serviço ou obra nas imediações desse equipamento exige autorização e acompanhamento técnico da Embasa”.

Inauguração Recente

A terceira etapa da Adutora do Algodão foi inaugurada há menos de um mês e leva água a 23.067 moradores do município de Lagoa Real e do distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

A obra teve investimento total de R$ 30,4 milhões e foi executada pela Secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

O recurso hídrico, captado no rio São Francisco, percorre mais 75 quilômetros nesta etapa até chegar à estação e ser distribuído aos consumidores. A Embasa também usa água da barragem de Ceraíma, em Guanambi, para complementar o sistema.

Terceira fase da Adutora do Algodão foi concluída e água chegará a Lagoa Real e Ibitira

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas