21.9 C
Guanambi
18.6 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista chega a 100% de iluminação em led na cidade e 50% na zona rural

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) informou nesta segunda-feira (15) que depois de concluir a instalação de novas luminárias de LED em 28.061 pontos de iluminação pública, abrangendo 100% da zona urbana de Vitória da Conquista, no período de 190 dias, a Prefeitura prossegue com o programa Brilha Conquista na zona rural, onde o cronograma já se aproxima dos 50% de conclusão.

De acordo com a Sesep, nesta semana a equipe finalizou a substituição das antigas lâmpadas de vapor de sódio no povoado de Lagoa da Jiboia e no distrito do Pradoso.

Desde maio de 2023, quando a primeira luminária de LED foi instalada na Urbis 5, no bairro Zabelê, a Sesep já registrou uma economia de 57% no consumo de energia elétrica do parque de iluminação pública da cidade. Além de garantir essa economia, os novos equipamentos possuem maior durabilidade e oferecem uma luminosidade mais intensa – o que contribui para aumentar a sensação de segurança entre a população.

De lá para cá, o Brilha Conquista avançou pela cidade, passando por Miro Cairo, Senhorinha Cairo, Cidade Maravilhosa, Vila Serrana, Bruno Bacelar, Bateias 2, Urbis 4, Ibirapuera, Nossa Senhora Aparecida, Brasil, Bateias, Distrito Industrial, Patagônia, Lagoa das Flores, Jurema, São Vicente, Centro, Guarani, Cruzeiro, Alto Maron, Primavera, Boa Vista, Recreio, Felícia, São Pedro, Parque Real, Campinhos, Candeias, Jatobá, Ayrton Senna, Espírito Santo e Alto da Universidade.

O cronograma de instalações obedeceu a uma logística elaborada pela Prefeitura, com base em critérios técnicos e sociais. O programa começou pelas localidades mais populosas, sujeitas a situações de vulnerabilidade, que vivem em regiões mais deficitárias em termos de iluminação pública.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

Brilha Conquista na zona rural

Na zona rural, o programa já chegou aos distritos de José Gonçalves, São Sebastião, Bate-Pé, Cercadinho, Dantelândia, Estiva e Iguá, além de localidades como Olhos d’Água, Tapirema, Pradoso e Lagoa da Jiboia, entre outras.

E, nesta semana, a equipe vai continuar com a instalação de novas luminárias de LED no interior do município. “Hoje, estamos na zona rural com aproximadamente 50% das substituições. Ainda temos um quantitativo para substituir”, registra o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas