30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Quatro estudantes da Bahia tiraram nota mil na redação do Enem 2023

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 60 candidatos tiraram nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023). Na edição anterior, em 2022, apenas 18 candidatos alcançaram a nota máxima.

Na Bahia, quatro estudantes integram essa lista, todos matriculados em escolas particulares.

Anúncio

Segundo o Inep, do total de 60 em todo Brasil, apenas quatro candidatos são oriundos da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.

A região Nordeste foi a região que concentrou o maior número de redações nota mil no Enem 2023. Ao todo, 25 dos 60 estudantes que tiraram a nota máxima em todo o país são de estados nordestinos.

Número de redações nota mil por estado:

  • Piauí: seis;
  • Rio Grande do Norte: seis;
  • Ceará: quatro;
  • Bahia: quatro;
  • Sergipe: três;
  • Pernambuco: duas.

O resultado do Enem 2023 foi divulgado na terça-feira (16) e pode ser consultado por meio da Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato.

Quanto ao Sisu 2024, as inscrições começarão na próxima segunda-feira (22), se estendendo até 25 de janeiro. Serão 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de educação superior participantes do programa. Na Bahia, são ao todo 24.182 vagas em 11 universidades e institutos federais.

Pela primeira vez, o Sisu vai unificar as seleções para ambos os semestres, operando exclusivamente em janeiro. Isso permite aos candidatos a chance de serem contemplados para os dois períodos letivos do ano de uma só vez. No entanto, critérios são essenciais: é imprescindível que os candidatos tenham alcançado uma pontuação superior a zero na redação do Enem e que não se declarem como treineiros durante o processo de inscrição.

A primeira chamada do processo será divulgada no dia 30 de janeiro, com matrículas entre 1° a 7 de fevereiro. Já a lista de espera será aberta entre 30 de janeiro a 7 de fevereiro, com resultado divulgado em data definida por cada universidade.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas