21.5 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Estudantes desenvolveram aplicativo para facilitar descarte de resíduos no interior da Bahia

Mais Lidas

Com objetivo de reduzir os impactos no meio ambiente provocados pela produção de lixo, visando fazer o descarte adequado, estudantes baianas de Itaberaba desenvolveram um aplicativo para facilitar o descarte de resíduos, conectando a população, os catadores e o poder público de Itaberaba. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a Bahia gerou 4,2 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos em 2021.

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) o Cataita Reciclaê foi elaborado pelas estudantes Ana Carla Oliveira e Lívia Paiva, do Ensino Médio da rede pública utilizando linguagens de programação como Python e Java. “As principais funcionalidades do software são conectar o coletor de resíduos com quem os produz e vice-versa. Também é possível selecionar o tipo de material e a quantidade que deseja entregar, deixando mais simples e prático possível. As ferramentas do aplicativo propõem sanar dúvidas, direcionando o material a um local correto, facilitando o trabalho de coleta”, diz o orientador.

Paulo explica como funciona o processo de coleta dos resíduos através do software. “O aplicativo tem o papel de direcionar o material a um coletor que esteja familiarizado com o resíduo que está sendo entregue. No sistema, existe a opção de selecionar o meio de transporte que o coletor utiliza. Esta funcionalidade permite que os materiais designados possam coincidir com o meio de transporte. Por fim, o destino do produto é a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaberaba”.

Visibilidade e comunicação

Conforme os desenvolvedores, a plataforma tem capacidade de apoiar as prefeituras e o governo ao fornecer dados e insights essenciais sobre a coleta de resíduos recicláveis na região. “Ao fornecer informações sobre a quantidade de materiais recicláveis coletados, o aplicativo ajuda as autoridades a monitorarem e avaliarem o impacto das iniciativas de reciclagem. O sistema pode facilitar a comunicação entre os catadores, as prefeituras e a população. Além disso, dá visibilidade e valoriza os catadores de reciclagem da região”.

O aplicativo, que está na etapa de finalização, também conta com o apoio do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Itaberaba (Nuca), da secretaria municipal da região e do Comitê Ita sem Plástico. A Liga de Jovens Baianos de Itaberaba faz parte da liga estadual, que tem a participação de 51 estudantes. O objetivo desses alunos é impulsionar o projeto para outras cidades da Bahia. No momento, a equipe busca patrocínio para participar da conferência da Liga de Jovens Baianos, um evento voltado para a juventude e inovação, que será realizado do dia 05 a 07 de março de 2024 em Salvador.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros.

As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas