22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Região da Bahia tem alerta vermelho para acumulado de chuva nesta terça-feira

Mais Lidas

Anúncio

Novos alertas meteorológicos foram emitidos nesta terça-feira (23) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro de Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Inmet).

Todos os municípios da Bahia podem receber chuvas nas próximas horas. Um destes alertas, de cor vermelha, representa grande perigo para acumulados excessivos de chuva em uma faixa do litoral sul da Bahia, abrangendo 44 municípios.

Em Ilhéus, no bairro Conquista, o pluviômetro automático de Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva foi de 167 mm entre 4h e 9h, antes mesmo da emissão do alerta. O grande volume causou alagamentos em vários pontos da cidade.

Nestas localidades, o volume de chuva  pode ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. No litoral sul do Rio de Janeiro, também há um alerta desta mesma intensidade.

De acordo com o órgão, essas condições proporcionam risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas, cidades com tais áreas de risco.

Os municípios baianos sobre estas condições são: Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Belmonte, Buerarema, Cairu, Camacan, Camamu, Canavieiras, Eunápolis, Gandu, Gongogi, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapebi, Itapitanga, Itapé, Ituberá, Jaguaripe, Jussari, Laje, Maraú, Mascote, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Porto Seguro, Prado, Presidente Tancredo Neves, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, São José da Vitória, Taperoá, Teolândia, Ubaitaba, Ubatã, Una, Uruçuca, Valença e Wenceslau Guimarães.

Vejas as informações completas sobre o alerta vermelho

Alerta Laranja e Amarelo

A Bahia também tem 370 municípios em alerta laranja, com possibilidade de chuvas ente 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Já o alerta amarelo atinge 71 municípios, onde pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhado de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.

Importante ressaltar que alguns municípios estão inclusos em mais de um alerta.

Veja as informações completas sobre o alerta laranja

Veja as informações completas sobre o alerta amarelo

Cuidados

Em situações de risco, é fundamental adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e a proteção de bens. Recomenda-se desligar aparelhos elétricos diretamente no quadro geral de energia, minimizando os riscos de curtos-circuitos e danos.

Além disso, é essencial observar qualquer alteração nas encostas, buscando refúgio em local abrigado diante de possíveis deslizamentos de terra ou outros eventos naturais. Em caso de inundação ou eventos similares, é aconselhável proteger pertences valiosos da água, envolvendo-os em sacos plásticos, proporcionando uma camada adicional de segurança contra danos e preservando itens essenciais.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas