19.8 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Cantor Xangai interpreta música de Elomar na trilha da novela Renascer

Mais Lidas

A nova novela das nove da Rede Globo, Renascer, conta com trilha sonora diversificada, que promove diferentes gêneros, gerações e movimentos. O ramake da trama de 1993 de Benedito Ruy Barbosa, com adaptação de Bruno Luperi, neto do autor, estreou no último dia 22.

Dentre as músicas escolhidas para compor a teledramaturgia, está “Curvas do Rio”. Composição de Elomar Figueira, a canção foi gravada e lançada pelo cantor baiano, compositor e violeiro Xangai, em 1981, por meio do álbum “qué qui tu tem canário”. Na novela, a música recebeu roupagem do grupo de cordas Quinteto Paraíba.

Eugênio Avelino, popularmente conhecido como Xangai, de 75 anos de idade, é natural de Itapebi, região de Eunápolis-Porto Seguro. Ele é descendente direto do sertanista João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, onde hoje é Vitória da Conquista. O artista mora na cidade, onde vive há muitos anos e atua como secretário de cultura desde 2021.

Veja também: Noiva da novela Renascer vestiu renda feita por artesãs baianas

Ao longo de sua trajetória, se transformou em um dos nomes de referência artística do país. O músico já apresentou programas na TV para a divulgação da música brasileira com ritmos de norte a sul. A convite do diretor Luiz Fernando Carvalho, estreou na telenovela da Globo, Velho Chico, em 2016, como o repentista Avelino.

Já Elomar Figueira de Mello, de 86 anos, é natural de Vitória da Conquista. Renomado compositor, escritor, violonista e cantor, já teve canções regravadas pelo amigo de infância Xangai, Raimundo Fagner, Elba Ramalho, Dércio Marques, Marlui Miranda, Jurema Paes e Teca Calazans.

As obras de Elomar abrangem uma gama de temas, na maior parte das vezes, vinculadas ao imaginário rural do sertanejo nordestino, ainda que com elementos medievais, cristãos e ibéricos.

Outros artistas baianos

Compositores e intérpretes baianos encabeçam a seleção de canções originais e de regravações na novela Renascer. Como Maria Bethânia, em parceria com Almério na inédita ‘Quero Você’, ‘Trem das Cores’, na voz de Caetano Veloso, ‘Toda Menina Baiana’, com Gilberto Gil.

O Nordeste ainda está representado por Fagner, Chico César, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo na trilha.

Renascer

A novela Renascer mostra a saga de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira), o plantio do cacau, as disputas por terra, uma paixão arrebatadora e a relação conturbada entre pai e filho.

Na primeira versão, o tema de abertura da trama foi “Confins”, de Ivan Lins e Vitor Martins, interpretada por Batacotô. Já a versão de 2024 tem na abertura a canção “Lua Soberana”, também de Ivan Lins e Vitor Martins, tocada por Sergio Mendes. Na versão atual, quem dá voz é Xênia França e Luedji Luna.

Originalmente, a telenovela contou com 216 capítulos, apenas quatro da primeira fase. No remake, a primeira parte foi estendida, totalizando 13 capítulos.

Segundo Bruno Leperi, a trama completa deverá ter um pouco mais de 190 capítulos no total. “Eu estou com uma frente muito grande de capítulos, no 104. Acho que vão ser 190 e poucos, não sei ao certo. Para a gente conseguir ir a Ilhéus (na Bahia, onde a novela é ambientada), o desenho de produção determinava uma entrega de textos grande. Assim, a gente conseguiria gravar muita coisa lá, a primeira e a segunda fases, e trazer muito coisa para cá (para os estúdios no Rio). Para levar ao público uma novela muito realista, que traz aquela região do Sul da Bahia para a frente da tela, a gente teve que tomar algumas decisões. Uma delas foi fazer essa frente de texto”, disse ele, em entrevista ao jornal O Globo.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas