30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Conservatório Municipal de Vitória da Conquista abriu inscrições para cursos de música

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou nesta segunda-feira (5) que estão abertas as inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 200 vagas para o aprendizado de instrumentos de sopro e cordas, no Conservatório Municipal de Música (CMM), localizado na praça Tancredo Neves, nº 95, Centro.

De acordo com informações da Prefeitura, os interessados têm até a próxima quarta-feira (7) para estarem realizando as inscrições. No primeiro dia, a procura foi muito grande por parte da população, superando às expectativas da organização.

Anúncio

Com vagas disponíveis para os turnos matutino, vespertino e noturno, os cursos de iniciação musical terão início ainda no primeiro semestre letivo de 2024 e terá duração de dois anos, com entrega de certificado ao final. Os interessados nas aulas devem residir no município de Vitória da Conquista, na zona urbana ou rural, ser alfabetizado e, se for estrangeiro, comprovar conhecimento da língua portuguesa. Também é necessário apresentar documentos como o visto de estudante e o comprovante de residência.

Após receber a senha de inscrição, os interessados são direcionados a um teste de aptidão, para avaliar aspectos como ergonomia, coordenação motora, cognição e ritmo, com o objetivo de verificar se os candidatos conseguem realizar movimentos regulares e compreender os exercícios propostos. O resultado das inscrições será divulgado no dia 8 de fevereiro, no Conservatório e no site da Prefeitura. O processo de matrícula se dará de 14 a 16 de fevereiro, quando os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos exigidos. Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matrícula.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

Segundo o secretário municipal de Cultura, Xangai, o conservatório tem prestado um excelente trabalho na área da música, com competência e bons professores, em todas as áreas ofertadas. “Hoje, a gente tem uma procura muito grande. Eu espero que a gente consiga atender a todos, ou pelo menos a maioria”, declarou.

Quem também concordou com essa expressiva procura pelos cursos foi o coordenador municipal da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sectel), Alecxandre Magno. De acordo com ele, muitas pessoas têm o desejo de aprender a tocar um instrumento, e, como os cursos são gratuitos, a demanda é grande. “Eu tenho o privilégio de ter sido aluno do mestre Alvinho há quase 40 anos, quando eu tomei aula com ele aqui no conservatório, e a gente sabe o tanto de artistas que surgiu depois desse conservatório”, relatou. Ele também destacou a importância de a população buscar as senhas no mesmo turno que deseja estudar, para evitar tumultos e filas.

De acordo com Jaqueline dos Santos, que deseja cursar aulas de violão clássico, ela foi ao conservatório de manhã, mas as senhas já tinham acabado, por isso, retornou no turno da tarde. “Eu sei tocar só um pouquinho, mas pretendo aprender mais aqui. A minha expectativa é muito grande”, relatou, enquanto falava do seu desejo de conhecer mais do instrumento e se enturmar. “Espero aprender a tocar violão direitinho e fazer novos amigos aqui também”.

Para o gerente do Conservatório Municipal de Música, Daniel Novais, o processo seletivo agora está mais fácil, porque as pessoas recebem as senhas presencialmente e já têm o contato direto com o professor. Segundo ele, somente nesta segunda-feira cerca de 100 pessoas foram em busca das vagas. “A demanda está muito boa, tem muita procura, porém, poucas vagas. A gente tem vagas limitadas para cada curso e, geralmente, os instrumentos mais procurados são violão e piano”. Ele também afirmou que pessoas de cidades vizinhas também procuraram pelos cursos.

Para o professor de música, Raul Vilas Boas, que está realizando o teste de aptidão para ukulele e guitarra, é fundamental que a pessoa interessada em algum instrumento esteja disposta ao aprendizado e se dedique ao instrumento. “Se a gente for analisar somente por coordenação motora, habilidade específica, ou se a pessoa já toca alguma coisa ou não, às vezes, a gente pode dar a vaga para uma pessoa que não tem interesse”, disse.

Caso o número de candidatos aprovados seja maior que o de vagas disponíveis, será formada uma lista de espera. Não é obrigatório possuir conhecimento musical prévio. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um curso e escolher o turno que pretende estudar. Para mais informações sobre os cursos, a exemplo de vagas, turnos e professores, o candidato pode estar acessando o Diário Oficial do Município (DOM).

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas