25 C
Guanambi
18.2 C
Vitória da Conquista

Novo complexo eólico foi inaugurado na Bahia

Mais Lidas

Um novo complexo eólico foi inaugurado na Bahia, nesta terça-feira (6). O empreendimento conta com uma área abrangente de 489,18 hectares, com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada.

O Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia é o maior empreendimento do grupo norueguês Statkraft, fora da Europa, e fica localizado em Uibaí e Ibipeba.

Com o novo complexo, a produção de energia renovável da empresa deve atingir 2.300 Gigawatt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. No pico da obra, o empreendimento chegou a empregar 2 mil colaboradores diretos e indiretos.

Com o novo projeto, a empresa cresce sua capacidade eólica no Brasil, passando de 710MW para 1.229MW. Em 2024, a empresa espera ter mais de 2.230 MW de capacidade de geração em tecnologias hidrelétricas, eólicas, solares e baterias no país.

A Statkraft também tem planos para iniciar a construção do parque VSE Solar Híbrido, projeto híbrido que vai aproveitar a complementaridade das centrais geradoras de energia eólica de Ventos de Santa Eugênia com a geração solar.

Com o uso da tecnologia BESS, que utiliza o mesmo ponto de conexão entre as duas energias, o parque híbrido terá a capacidade total de 682 MWac. Dessa forma, a empresa chega oficialmente na geração de energia solar e, através de um projeto totalmente desenvolvido “in-house”, traz como inovação o uso de baterias. A previsão é que as obras comecem no primeiro semestre deste ano e que as operações sejam iniciadas em 2025.

“Temos orgulho de estar entre as primeiras empresas inovadoras a desenvolver um projeto híbrido de energia renovável para otimizar a produção de energia. Esse conceito garante melhor utilização da infraestrutura compartilhada entre as tecnologias solar e eólica e contribui para preços mais baixos e segurança energética ao sistema por meio de uma produção de energia mais estável e equilibrada”, declarou o CEO e diretor presidente da Statkraft Brasil, Fernando de Lapuerta.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas