24.9 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Sexta-feira de Carnaval tem alertas de chuvas em todos os municípios baianos

Mais Lidas

Todos os municípios baianos estão sob alertas de chuvas intensas nesta sexta-feira (9), início do fim de semana de Carnaval em todo o país. Em 397 dos 417 municípios do estado, a situação é de alerta amarelo, outros 20 municípios, das regiões Extremo-Oeste e Vale São-franciscano, o aviso tem a cor laranja.

Na maior parte do estado, a previsão indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 milímetros por dia (mm/dia). A chuva pode vir acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 quilômetros por hora (km/h).

Já nas cidades de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Buritirama, Campo Alegre de Lourdes, Catolândia, Cocos, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley, pode ocorrer chuva de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Veja também: Inema divulgou previsão do tempo para a Bahia durante o Carnaval

Riscos

Durante rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e proteger bens materiais. Primeiramente, é aconselhável evitar abrigar-se sob árvores, visto que elas podem ser propensas a quedas e a atrair descargas elétricas, aumentando o risco de acidentes.

Da mesma forma, é recomendado não estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda, pois essas estruturas podem ser comprometidas pelo vento forte, representando um perigo potencial. Adicionalmente, para minimizar o risco de danos elétricos e garantir uma maior segurança, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, pode prevenir sobrecargas e curtos-circuitos causados por instabilidades na rede elétrica durante tempestades.

Veja os detalhes do Alerta Laranja

Veja os detalhes do Alerta Amarelo

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas