21.4 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Bahia continua sob alerta de chuvas nesta segunda-feira

Mais Lidas

Dos 417 municípios da Bahia, 411 continuam sob alerta meteorológico de chuvas intensas nesta segunda-feira (12). Um alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), tem validade até 10h desta terça-feira (13).

O mesmo alerta também engloba cerca de 1,8 mil municípios do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Nestas localidades, a chuva pode ocorrer entre 20 e 30 milímetros por hora (mm/h) ou até 50 mm/dia. Os temporais podem vir acompanhados de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h.

Estas condições podem trazer risco baixo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em situações de rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e proteger bens materiais. Primeiramente, é aconselhável evitar abrigar-se sob árvores, visto que elas podem ser propensas a quedas e a atrair descargas elétricas, aumentando o risco de acidentes.

Da mesma forma, é recomendado não estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda, pois essas estruturas podem ser comprometidas pelo vento forte, representando um perigo potencial. Adicionalmente, para minimizar o risco de danos elétricos e garantir uma maior segurança, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, pode prevenir sobrecargas e curtos-circuitos causados por instabilidades na rede elétrica durante tempestades.

Veja os detalhes do alerta amarelo

Chuvas dos últimos dias

Os dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que choveu de forma significativa em várias partes da Bahia desde meados da última semana.

Entre os municípios com maiores acumulados nas últimas 96 horas estão Palmas de Monte Alto, com 135 mm, Matina, com 93 mm, e Sebastião Laranjeiras, com 90 mm, todos na Região de Guanambi.

Em Salvador, o maior acumulado neste período foi de 144 mm, registrado no bairro Pau de Lima. Em Simões Filho, no Centro, choveu 143 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas