22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Leilão da PPP de iluminação pública de Guanambi, e Lagoa Real será realizado na B3

Mais Lidas

Anúncio

No próximo dia 7 de março, às 10h, será realizado, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, o leilão do projeto de estruturação de parceria público-privada (PPP) para ampliação e modernização dos parques de iluminação pública de dois dos 17 municípios integrantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão (CDS-Alto Sertão).

O consórcio foi selecionado em chamamento público do governo federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos (FEP), para estruturação de uma PPP (Parceria Público-privada). O objetivo do projeto é o desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção de toda a rede de iluminação pública dos municípios participantes.

Anúncio

De acordo com o edital, estão inclusos os municípios de Guanambi e Lagoa Real. A adesão ocorreu mediante realização de audiências públicas e aprovação de legislação por parte das respectivas câmaras municipais.

O prefeito de Guanambi, Nal Azevedo, confirmou que estará presente na B3 no dia do leilão. “Será a solução definitiva para o problema de iluminação pública, com modernização, sem aumento de custo, seja para o município, ou população”, destacou.

O valor estimado do contrato é de R$ 196,4 milhões, com contrato previsto para durar 26 anos, com investimentos da ordem de R$ 131 milhões.

A PPP também visa a modernização integral do sistema de iluminação pública dos municípios, com a implementação de tecnologia LED em todos os 14 mil pontos de luz, prometendo uma redução de 60% nos custos com energia. Além disso, o projeto inclui a instalação de câmeras e sensores e a manutenção elétrica, abrangendo ainda a iluminação especial de cinco locais históricos.

Lazer, meio ambiente e tecnologia

O edital prevê investimentos em iluminação especial nos locais como praças e parques, o que deverá qualificar e revitalizar essas áreas de convívio e lazer. Além disso, também serão contemplados com iluminação especial alguns pontos históricos e turísticos de alguns municípios, com impacto na valorização do patrimônio cultural.

Também está prevista a modernização da rede existente, rapidez na troca de lâmpadas e postes e o aumento de iluminação, e a substituição de 100% dos pontos de iluminação pública, incluindo o atendimento de demanda reprimida, além de maior eficiência operacional, por meio da implantação de sistemas de telegestão, que permitirão o controle remoto da regularidade dos serviços prestados.

A melhoria na iluminação ainda tem como objetivo, contribuir com a melhora na segurança pública, favorecer a redução de acidentes de trânsito, aumentar a promoção e a utilização de áreas turísticas e de lazer por toda a cidade, além de favorecer o incremento econômico e a geração de trabalho e renda.

Veja mais informações no site da PPP

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas