23.2 C
Guanambi
19.3 C
Vitória da Conquista

Casarão histórico tombado pelo Iphan desabou neste domingo na Bahia

Mais Lidas

Neste domingo, 18 de fevereiro, o desabamento do casarão onde funcionou o antigo Hotel Colombo em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, chamou atenção para a conservação do patrimônio histórico e a segurança urbana.

O incidente causou danos materiais, com veículos nas proximidades sendo atingidos pelos destroços, e destacou a problemática da manutenção de edificações históricas.

O imóvel, situado perto da Praça 25 de Junho, área de relevância histórica pelas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

casarao cachoeira iphan
Foto: Reprodução | Redes Sociais

Uma parte o mesmo casarão já havia sofrido colapso em 2019, indicando problemas de manutenção. O Iphan havia notificado sobre o estado precário da estrutura, incluindo a ausência de um telhado adequado.

Por meio de uma nota divulgada nas redes sociais, a Prefeitura de Cachoeira informou que os proprietários do imóvel foram notificados várias vezes sobre os riscos de desabamento, mas as advertências não foram atendidas. Em resposta ao desabamento, a administração municipal acionou diversos órgãos de emergência, como Coelba, Defesa Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Não foram reportados feridos no incidente, no entanto, o ocorrido acende um alerta para as condições de preservação do patrimônio histórico e para adoção de medidas preventivas para a segurança pública.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas