25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Ciclone na costa brasileira foi classificado como Tempestade Tropical e recebeu nome de Akará

Mais Lidas

Anúncio

O Serviço Meteorológico Marinho (SMM) classificou o ciclone em alto-mar, em atuação na costa brasileira, como Tempestade Tropical, nomeada de Akará, nome de origem Tupi de uma espécie de peixe.

A classificação está indicada na carta sinótica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), das 21h deste domingo, 18 de fevereiro. A tempestade tropical é o estágio anterior à formação de um furação em um ciclone subtropical. O fenômeno é bastante raro no Brasil.

Anúncio

Na manhã desta segunda-feira (19), a área de menor pressão atmosférica estava ao leste do litoral norte do Rio Grande do Sul e do litoral Sul de Santa Catarina. A maioria dos modelos indica que a tempestade seguirá atuando na costa do país pelos próximos dias, no entanto, não há previsão para que ela alcance o litoral e cause transtornos significativos.

Em alto mar, o ciclone provoca ondas de até 4 metros e ventos constantes com velocidade de até 65 km/h. No litoral, os efeitos deixam o mar agitado, mas não deve provocar ressacas fortes devido à distância da área de atuação.

Alertas de chuva

As condições atmosféricas estão favoráveis para a ocorrência de chuvas em praticamente todo o país. Um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia engloba mais de 1,8 mil municípios com possibilidade de chuvas de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h)

Outros quatro alertas, todos amarelos, encobrem mais uma parte do país também indicando chuvas intensas, porém em patamares menores de precipitação.

Na Região Norte, o Amapá, Roraima e áreas ao Norte do Amazonas e Pará estão fora dos aletas.

Veja todos os alertas vigentes

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas