33.3 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Hemoba convida doadores para suprir estoque de sangue

Mais Lidas

Anúncio

A Hemoba convida os doadores para suprir o estoque de sangue, que está em nível crítico. Após o período do Carnaval, houve a diminuição do número de candidatos à doação nos postos de coleta da Fundação.

Os tipos sanguíneos A+, A-, B+, O+ e O- estão abaixo da quantidade necessária para atender a demanda de pelo menos três dias das unidades hospitalares. A transfusão de sangue e de plaquetas é utilizada em várias situações, como no tratamento de lesões graves, câncer ou outras doenças e em diferentes tipos de cirurgias.

Anúncio

“Depois do Carnaval, é comum o aumento de doenças como gripes, resfriados e dengue, o que tem contribuído para a diminuição da disponibilidade de doadores. Para garantir a segurança dos pacientes e a qualidade do sangue coletado, é fundamental que aqueles que tiveram sintomas gripais aguardem sete dias após o desaparecimento dos sintomas antes de realizar a doação. Já pessoas que tiveram dengue só podem doar um mês após a completa recuperação. Quem se vacinou contra a doença só após 30 dias também”, disse Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.

Guanambi

Em Guanambi, as doações de sangue podem ser realizadas na Unidade Hemoba anexo ao Hospital Geral (HGG), localizado na Rua Dr. José Humberto Nunes, nº 1750, bairro Paraíso. O funcionamento da unidade é de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 14h às 16h; e na sexta-feira apenas no turno da manhã, entre 07h e 11h30.

Para informações, o Hemoba disponibiliza o contato (77) 3451-7004 ou e-mail uct.guanambi@hemoba.ba.gov.br.

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, a Hemoba funciona na Avenida Filipinas, s/n, bairro Felícia, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30. O contato disponível para informações é o (77) 3229-2445 e o e-mail uct.conquista@hemoba.ba.gov.br.

Salvador

As unidades fixas da Hemoba em Salvador funcionam com o seguinte horário de atendimento: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.

Critérios para doação

Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.

Vale frisar que todo material utilizado para a coleta é descartável, evitando assim o risco de contaminação. Para doar, é necessária apresentação de um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas