25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Diretores de departamento foram empossados pela Uneb para gestão 2024-2026

Mais Lidas

Anúncio

Foram empossados na noite dessa quinta-feira (22) os 31 novos diretores de departamentos da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), durante a reunião extraordinária do Conselho Universitário, realizada no campus de Salvador. O evento contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues ao lado da secretária de Educação, Adélia Pinheiro, e parlamentares.

De acordo com informações da Comunicação do Governo do Estado, o chefe do Executivo parabenizou os novos diretores e reforçou o compromisso com o ensino público. “Cada um desses diretores faz chegar em cada canto que a Uneb tem um campo, faz chegar o ensino, a pesquisa e a extensão. E minha presença aqui reafirma o compromisso com o financiamento do ensino de qualidade”, afirmou Jerônimo.

Anúncio

Os professores eleitos tiveram a nomeação publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 15 de fevereiro. Eles assumem os cargos para o biênio 2024-2026 e vão atuar nos campi da instituição em Salvador e em outros 25 municípios baianos. Antes de serem empossados, passaram por uma formação, visando padronizar procedimentos e as ações a serem implantadas.

Reitora da Uneb, Adriana Marmori reforçou a abrangência da Uneb a partir de programas. De acordo com ela, 403 municípios têm ações e projetos desenvolvidos pela instituição. Marmori destacou a importância que o diretor de departamento tem para o funcionamento da instituição de ensino superior. “O diretor de departamento é a liderança local, que assume o compromisso com a comunidade acadêmica e com a cidade de fazer valer o que é a universidade pública tem. É a pessoa que lidera, coordena e organiza a comunidade local para fazer ensino, pesquisa e extensão. A multicampia permite essa capilaridade, promovendo a interiorização do ensino superior”, ressaltou.

No discurso de posse, os novos diretores reafirmaram o compromisso com a excelência acadêmica, com o desenvolvimento social, educacional, cultural, político e econômico do estado e dos territórios de identidade onde estão inseridos. Para Adriano Eysen, essa posse significa o reconhecimento e confiança depositados pela comunidade acadêmica. “Temos uma responsabilidade muito grande, estabelecendo uma relação direta com a Universidade, fazendo ensino, pesquisa e extensão de qualidade inclusiva e capaz de formar sujeitos mais críticos e mais humanos”, afirmou o diretor de departamento do campus 14, Conceição do Coité.

A titular da Secretaria de Educação destacou a importância do papel da universidade. “Nos seus 40 anos, a Uneb se faz forte, presente, em todo o interior do estado da Bahia e também na capital, fortalecendo as políticas de educação, o acesso ao ensino superior e a produção do conhecimento, reunindo, portanto, a condição e a força de quem contribui para o desenvolvimento da Bahia”.

A Uneb

A Universidade do Estado da Bahia foi criada em 1983 e funciona no sistema multicampi, com sede da administração central na cidade de Salvador. Para uma maior capilaridade e abrangência das atividades finalísticas, ela possui campi em 26 municípios, distribuídos em vários territórios de identidade da Bahia. O quadro funcional é composto por 2.122 professores e 438 técnicos. São oferecidos mais de 170 cursos nas modalidades presencial e de educação a distância, incluindo graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas