22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Homem que vivia em situação de rua foi aprovado em vestibular da Uneb

Mais Lidas

Anúncio

Tiago Juvenal do Santos, de 40 anos, encontrou uma nova trajetória para superar os desafios da vida. A partir do UPT Pop Rua, ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizada por meio do programa Universidade para Todos (UPT), Tiago, que vivia em situação de rua, cursou o pré-vestibular gratuito e conseguiu a aprovação, em segundo lugar, no curso de Teatro pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador. Ele também foi contemplado com uma das vagas do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio (Prosub) de Práticas Jurídica, da rede estadual de ensino.

“Foi através da coordenadora Daciane Andrade, da unidade de Acolhimento Adra II (localizado no bairro do Barbalho), que fiquei sabendo do programa. Um dia ela veio até a mim e perguntou se eu tinha interesse em participar de um pré-vestibular preparatório, que iria acontecer no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Vieira, para tentar uma vaga na universidade. Na hora, falei que sim. Fui o único do albergue que se interessou. Eu fiz parte da primeira turma montada do Pop Rua”, compartilhou Tiago.

Anúncio

Após a aprovação, Tiago avalia como a ação transformou a sua vida. “Eu não encontrei essa iniciativa em nenhum dos estados por onde passei e aqui foi o único lugar onde eu pude ir além nos meus estudos. A Bahia é uma universidade para todos e abriu muitas portas para mim. Eu estou muito feliz com a minha aprovação e, para o futuro, pretendo me forma e servir de exemplo para outras pessoas”.

A coordenadora do Programa Universidade Para Todos, Patrícia Machado, destacou a importância dessa iniciativa. “O Programa UPT Pop Rua e a aprovação de Tiago Juvenal representam uma conquista de muitos. São muitos os esforços do governo, da SEC para promover as políticas de acesso ao Ensino Superior. Estes esforços representam possibilidades de ampliação do horizonte democrático, direito social, e compromisso para que todos e todas que sonham em ingressar no Ensino Superior possam ingressar na universidade pública e de qualidade, mudando o contexto de suas vidas e famílias”.

Tiago relembrou os momentos em que estudava no centro de acolhimento, utilizando os materiais distribuídos pelo programa para se preparar para o vestibular. Para ele, essas horas fora da sala de aula contribuíram bastante para sua aprovação. “Enquanto eu estava no colégio, estudava. E quando eu voltava aqui para o albergue, estudava também. Às vezes, eu estudava perto da lavanderia, às vezes no refeitório, muitas vezes eu estudei na cama onde dormia e cansei de acordar em cima dos livros. Era o que todos os monitores aconselhavam, eles sempre pediam para que estudassem em casa e eu sempre fazia isso”.

Amanda Alves Rocha, assistente social que ajudou Tiago durante sua estadia no Adra II, explicou o papel da instituição de acolhimento na trajetória do estudante. “Quando ele demonstrou interesse em participar do programa nós buscamos mais informações e eu fui acompanhá-lo no primeiro dia para conhecer de perto o local onde ele iria estudar. Nós sabemos da importância de acompanhar as questões do acolhido. Buscamos sempre ajudá-lo com as pesquisas na internet e outros recursos para complementar as aulas do pré-vestibular. Aqui, na instituição, sempre tentamos fazê-lo acreditar que é possível e ele conseguiu. Quando saiu o resultado eu comemorei parecendo que eu que tinha passado, eu fiquei feliz da vida”.

UPT Pop Rua

A iniciativa pioneira de atendimento educacional surgiu em resposta à demanda do Movimento População de Rua e da Defensoria Pública do Estado. Em 2023, o programa abriu a primeira turma, beneficiando 20 pessoas em situação de rua, em Salvador.

As aulas foram ministradas por monitores da UPT/Uneb, realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, das 13h às 17h30. Os beneficiários receberam material didático, fardamento e refeições. A SEC permitiu a inscrição de 15 alunos do UPT Pop Rua no vestibular da Uneb, com isenção da taxa de inscrição.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas