22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista registrou quase 3,5 mil notificações de dengue e outras arboviroses em 2024

Mais Lidas

Anúncio

Foi divulgado nesta segunda-feira (26), pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o boletim epidemiológico das arboviroses no município de Vitória da Conquista. Os dados mostram que desde o início deste ano, já foram registradas 3.494 notificações por suspeitas de dengue, zika ou chikungunya, com 564 confirmados laboratorialmente e dois óbitos por suspeita de dengue grave, que ainda aguardam investigação da Câmara Técnica do Estado.

De acordo com informações da Secretaria, dentre os casos confirmados para arboviroses, 564 são de dengue, 22 de chikungunya e um de zika. Ainda há 2.675 em investigação. Até o fim da última semana, haviam 28 pacientes do município hospitalizados com sintomas mais agravados, sendo que três deles estão na UTI.

Anúncio

Comparado ao mesmo período do ano de 2023, houve um aumento de 666,92% no número de notificações de dengue, com 2.384 casos a mais registrados neste ano. Só nos últimos 24 dias, foram 2.235 notificações registradas, um aumento equivalente a 504%, se comparado ao mês de janeiro deste ano, quando houve 507 notificações.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento de casos em todo o Brasil já era previsto e está relacionado à combinação de alguns fatores como o calor excessivo, chuvas intensas – devido à influência do fenômeno climático El Niño – e o ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue no Brasil.

Em Vitória da Conquista, os bairros Patagônia, Lagoa das Flores, Brasil, Jatobá, Jardim Valéria e Campinhos foram as localidades que registraram o maior número de notificações, até o momento.

Foto: Reprodução/ Prefeitura de Vitória da Conquista

A Prefeitura convoca toda a população para reforçar os cuidados de combate ao mosquito Aedes aegypti, pois 89% dos focos do mosquito estão dentro das residências, de acordo com os últimos levantamentos de infestação feitos pela SMS. As equipes de endemias estão atuando de forma intensificada nas ruas com o trabalho de bloqueio e controle de criadouros no entorno das regiões com casos suspeitos, visitas às residências com tratamento focal e eliminação de focos de água parada, além do trabalho educativo com a população por meio da comunicação.

A atenção deve ser redobrada nos quintais de casa, principalmente nesse período pós-chuva que a água acumulada pode passar despercebida. É necessário fazer a vedação adequada de caixas d’água e reservatórios de água, eliminação de criadouros em qualquer mínimo recipiente, como tampinhas de garrafa, pratos de planta, ralos e reservatório de água atrás da geladeira. O lixo também deve ser descartado nos horários e locais apropriados.

Denúncias sobre possíveis focos do mosquito também podem ser feitas pelo número (77) 3429-7421.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas