33.8 C
Guanambi
26.2 C
Vitória da Conquista

IF Baiano oferta 95 vagas para cursos de qualificação profissional em Xique-Xique

Mais Lidas

Encerram nesta segunda-feira (4) o prazo para as inscrições do processo seletivo para os cursos de qualificação profissional, na modalidade de Formação Inicial e/ou Continuada (FIC) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) campus Xique-Xique. Todos os cursos são gratuitos e as inscrições poderão ser realizadas de forma presencial na Praça Caldeira/Xique-Xique.

De acordo com informações do Instituto, os candidatos serão selecionados pela ordem da manifestação de interesse na vaga. Em caso de empate, a idade será utilizada como critério de desempate. Durante o processo de matrícula, é essencial que o candidato apresente os documentos originais acompanhados de suas respectivas cópias, conforme estipulado no item 4.5 do edital.

Serão ofertadas 95 vagas nos seguintes cursos:

Informática Básica

O curso terá duração de 40 horas, oferece 20 vagas e será realizado no Laboratório de Informática do IF Baiano Campus Xique-Xique, todas as segundas-feiras, das 13h15 às 17h30, de 11 de março a 03 de junho de 2024. Os participantes serão capacitados para operar computadores pessoais, compreender as funcionalidades de um sistema operacional, utilizar aplicativos de escritório e ferramentas disponíveis na internet. É necessário ter ensino fundamental completo.

Básico de Libras I

O curso terá duração de 40 horas, oferece 25 vagas e será ministrado no IF Baiano Campus Xique-Xique, todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, de 13 de março a 04 de setembro de 2024. Os alunos aprenderão a Língua Brasileira de Sinais em nível básico, visando a comunicação com pessoas surdas. É necessário ter ensino fundamental completo.

Espanhol Básico I

O curso terá duração de 60 horas e oferece 30 vagas. As aulas ocorrerão todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, na Uneb, de 14 de março a 03 de setembro de 2024. O objetivo é promover a inserção dos alunos no mundo hispânico, desenvolvendo competências linguísticas equivalentes ao nível A1 do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas. É necessário ter ensino fundamental completo.

Introdução ao Estudo da Cultura e História Indígena

O curso tem duração de 30 horas e oferece 20 vagas. As aulas serão ministradas na Uneb, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, de 13 de março a 31 de julho de 2024. O curso busca contribuir para a efetiva implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais, atualizando e capacitando docentes e pesquisadores. É necessário ter ensino médio completo.

A lista final dos matriculados em primeira chamada será divulgada em 6 de março de 2024, por meio do site disponibilizado pela instituição.

Em caso de dúvidas os interessados poderão entrar em contato através do e-mail: fic@xiquexique.ifbaiano.edu.br. Mais informações do processo seletivo poderão ser consultadas no edital.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas