33.3 C
Guanambi
27 C
Vitória da Conquista

Chuvas devem continuar constantes na maior parte do Nordeste até abril

Mais Lidas

Anúncio

Os principais modelos matemáticos de meteorologia estão indicando que as chuvas devem continuar constantes na maior parte do Nordeste até o mês de abril. A região possui quatro regimes de chuva distintos, influenciadas por diversos fatores geográficos e climáticos, resultando em padrões distintos de precipitação ao longo do ano. Enquanto algumas áreas estão finalizando o período chuvoso, outras estão ainda no início.

Os maiores volumes estão previstos para o Norte da Região, com acumulados superiores a 500 milímetros (mm) nos próximos 30 dias em áreas do Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí.

Anúncio

Na faixa central da região, englobando a Paraíba, Pernambuco e Alagoas, além do sul do Maranhão e Piauí, os volumes podem passar dos 300 mm de acordo com as rodadas de previsão desta quarta-feira, 6 de março.

precipitação ECMWF e GFS
Previsão de precipitação dos modelos ECMWF e GFS até 6 de abril – Weatherbell.com

Bahia

Já na Bahia, até o fim da primeira semana de abril, atualmente são previstos volumes entre 80 e 250 mm, com volumes maiores esperados no Extremo-Oeste do estado. As previsões de mais longo prazo indicam ainda que deve continuar chovendo em algumas regiões no decorrer de abril, quando termina o período chuvoso nas áreas com regime de chuva do Brasil Central.

Anúncio

Para esta semana, a chuva deve ficar escassa na maior parte da Bahia, com pancadas pontais em algumas localidades. A partir do fim de semana, a umidade volta a circular e com o avançar dos dias as precipitações começam a se espalhar pelo interior e litoral.

No norte da Região Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (Zcit) deve levar chuvas volumosas, acima de 100 mm nos próximos dias.

Temperaturas

Anúncio

Os modelos também indicam que as temperaturas médias devem ficar dentro ou ligeiramente abaixo da média climatológica em todo o o Nordeste, com exceção da faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Sul da Bahia, onde o calor deve ficar ligeiramente acima da climatologia.

 

Anúncio
Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas