Choveu bem acima do previsto pelos modelos meteorológicos em Vitória da Conquista nesta terça-feira, 12 de março. O temporal atingiu parte da cidade no fim da tarde e a noite voltou a chover em alguns bairros.
De acordo com os dados dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foi registrado em média 61,6 milímetros na cidade. O maior volume foi no Lomantão, de 80 mm, seguido pelo Recreio, com 63 mm, e Patagônia, com 42,8 mm. Os pluviômetros do Centro e do Barcelar estão inoperantes desde fevereiro.
A chuva causou enxurradas fortes em várias ruas, no entanto, até o momento, a Defesa Civil municipal não informou se foi acionada para atender ocorrências. O atendimento está disponível 24h, por meio do telefone 199 ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070.
Alerta Amarelo
Na manhã desta terça, o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, de chuvas intensas, abrangendo o Norte de Minas Gerais, o Sul da Bahia e áreas próximas à divisa dos dois estados, incluindo Vitória da Conquista.
O alerta vale até as 10h desta quarta-feira (13), com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos, com rajadas de 40-60 km/h.
Previsão
Os institutos de meteorologia indicam que deve voltar a chover em Vitória da Conquista nos próximos dias, no entanto, os volumes esperados não são tão significativos. Mesmo assim, é possível que novos temporais localizados voltem a acontecer. As chuvas mais volumosas devem continuar acontecendo no norte da Região da Nordeste.