25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Médio São Francisco recebeu cerca de seis milhões de alevinos nos últimos quatro anos

Mais Lidas

Anúncio

Nos últimos quatro anos, cerca de seis milhões de peixes produzidos pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique (BA) foram introduzidos na economia baiana e nas águas da bacia hidrográfica do rio São Francisco.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), essa foi a contribuição do centro de aquicultura para o repovoamento da bacia e para fomento à piscicultura no médio São Francisco baiano.

Anúncio

Somente para o estímulo à piscicultura, foram produzidos 3,7 milhões de alevinos. Mesmo no auge da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021, o trabalho de fomento à piscicultura como atividade econômica não parou. Nesse período, foram destinados mais de 2,1 milhões de peixes para repasse a projetos piscícolas na área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Companhia, com sede em Bom Jesus da Lapa.

Codevasf rio sao francisco peixamento
Foto: Codevasf

O resultado desse trabalho é o fortalecimento da cadeia produtiva, que é comemorado pelos integrantes da atividade, conforme destaca Claudemir Pereira Brito, presidente da Central das Associações do Projeto Agro-extrativista São Francisco, com sede em Serra do Ramalho. “Por meio do repasse de alevinos, a Codevasf tem nos proporcionado a geração de trabalho e renda com o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura em nossa região. A cada ano que passa, nossa atividade cresce cada vez mais com esse suporte fundamental. Somos mais de vinte produtores em cada comunidade, que vêm recebendo periodicamente os alevinos”, afirmou.

Uma parte da produção do centro de aquicultura também é destinada às atividades de pesquisa realizadas na unidade em parceria com importantes instituições, como a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A unidade da Codevasf funciona como um centro científico e tecnológico que desenvolve projetos de pesquisa e produção para auxiliar as ações de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco em território baiano. Para isso, foram produzidos e destinados mais de 13 mil exemplares de peixes no período de 2020 a 2023.

As atividades de pesquisa são essenciais para orientar piscicultores sobre o manejo dos alevinos doados como estratégia de sustentabilidade desses empreendimentos e de potencialização dos resultados. Isso evita perdas econômicas e busca ampliar o sucesso dos cultivos e incrementar a renda das famílias que trabalham com projetos de piscicultura.

A pesquisa e a produção do centro de aquicultura da Codevasf também contribui para a revitalização ambiental da porção baiana da bacia do São Francisco, com as ações de repovoamento de rios, lagoas marginais e barragens, os chamados peixamentos. No período de 2020 a 2023, foram inseridos cerca de 1,8 milhão de peixes nas águas da região do médio São Francisco.

Os peixamentos são ações realizadas periodicamente pela Codevasf para manutenção da quantidade e a variabilidade de espécies na bacia hidrográfica, após o diagnóstico de redução do estoque pesqueiro. A ação contribui para geração de renda e trabalho para pescadores artesanais e segurança alimentar para famílias, que passam a ter garantido o acesso ao pescado das águas do São Francisco.

“O repovoamento da bacia do rio São Francisco representa vida nessas águas. A partir dessa ação, as espécies irão se desenvolver e se reproduzir e aumentar a quantidade e variedade. São peixes nativos, colhidos na própria bacia e reproduzidos no centro de aquicultura de Xique-Xique. É possibilidade de renda e alimentação para as comunidades ribeirinhas”, destacou o gerente regional de Revitalização e Sustentabilidade Socioambiental da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Edson Rodrigues.

Os pescadores artesanais também comemoram os repovoamentos realizados pela Companhia. “Esses peixamentos trazem uma grande proteção para a comunidade, pois com isso teremos muita fartura e poderemos sobreviver da pesca. Todo ano, a Codevasf solta os peixes perto da comunidade”, declarou o pescador Noêmio Pereiro, de Bom Jesus da Lapa.

Entre os anos de 2020 e 2023, foram realizados 87 repovoamentos na bacia hidrográfica do rio São Francisco na região de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf. Isso permitiu atender aos municípios que integram a região, tendo como resultado a manutenção do estoque pesqueiro para oferta de alimento para família de pescadores e a promoção do equilíbrio ecológico em rios e lagoas da bacia hidrográfica.

O Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique está localizado no povoado de Nova Iguira, município de Xique-Xique, e iniciou suas atividades em 2009.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas