24.2 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Verão deve terminar com calor e chances de pancadas de chuva em toda a Bahia

Mais Lidas

O verão no hemisfério sul dará passagem para o outono às 0h06 da próxima quarta-feira, 20 de março. De acordo com as previsões dos institutos de meteorologia, os últimos dias da estação devem ser de calor e possibilidade de pancadas de chuva em toda a Bahia.

Os modelos matemáticos de meteorologia indicam que pode chover em todo o estado, no entanto, os volumes esperados são pequenos, com acumulados abaixo de 10 milímetros (mm) até o fim da estação. Porém, algumas localidades podem receber temporais isolados mais volumosos.

Além das chuvas escassas, os próximos dias devem ser de calor em toda a Bahia, com temperaturas acima dos 35ºC em cidades do Vale São-franciscano. No Nordeste do estado, também deve continuar quente, com máximas de até 38ºC em algumas áreas, segundo algumas fontes de previsão.

No médio e longo prazo, deve voltar a chover de forma significativa no Extremo-Oeste, Centro-Norte e boa parte do litoral até o fim do mês, com acumulados que podem variar entre 50 e 100 mm.

No restante do estado, os volumes devem ficar abaixo dos 50 mm. Também são esperados volumes significativos nas primeiras semanas de abril, quando termina o período chuvoso na maior parte da Bahia.

Norte do Nordeste

A Zona de Convergência Intertropical (Zcit) continua levando chuvas volumosas para as áreas mais ao norte da Região Nordeste, incluindo áreas do Maranhão, Piauí e Ceará. Nestas localidades, o regime de chuva ainda está em andamento e os acumulados nas próximas semanas devem superar 500 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas