31.7 C
Guanambi
23.2 C
Vitória da Conquista

Avaliação de danos às culturas devido a desastres naturais usando índices de vegetação

Mais Lidas

A avaliação dos danos às culturas causados por desastres naturais é realizada com o uso de tecnologias de satélite atualmente populares. Essas tecnologias são baseadas em índices de vegetação. Veremos como os índices podem ajudar a identificar áreas problemáticas devido a desastres naturais.

Índices de Vegetação para Monitoramento do Impacto de Inundações

Os índices de vegetação são ferramentas essenciais para monitorar os efeitos das inundações. Eles fornecem informações valiosas sobre as mudanças nas condições da vegetação. Essas informações podem ser indicativas do estresse causado pela inundação. Aqui está uma visão geral básica dos índices de vegetação para monitorar os impactos das enchentes:

Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI): O NDVI como instrumento agrícola é um dos índices de vegetação mais usados. Ele mostra a quantidade de vida que existe na vegetação no momento. A vegetação saudável absorve bem a luz infravermelha, que é a base para seus cálculos. Quando a vegetação está estressada, como durante uma inundação, suas propriedades de reflexão mudam, resultando em valores alterados de NDVI.

Índice de Vegetação Estendido (EVI): O EVI é outro índice de vegetação amplamente usado para monitorar a condição da vegetação. Ele foi projetado para minimizar as influências atmosféricas. O EVI inclui bandas espectrais adicionais, proporcionando uma representação mais precisa da condição da vegetação. As alterações nos valores de EVI podem indicar alterações na condição da vegetação causadas por inundações.

O Índice de Vegetação Ajustado ao Solo Modificado (MSAVI) trabalha com a refletância da terra e do solo. Ele se torna surpreendentemente importante em áreas onde há mais de um tipo de solo, mas vários ou até mais.

O Índice de Água de Diferença Normalizada (NDWI) é uma boa medida de sua presença em áreas cobertas por ele. Ele usa diferentes comprimentos de onda e suas reflexões. Valores altos indicam a presença de água. O índice é indiscutivelmente necessário para identificar áreas inundadas. Ele também é excelente para avaliar a extensão das inundações em diferentes regiões do país.

Esses índices, assim como outros, desempenham um papel importante na avaliação do impacto das inundações sobre a condição da vegetação. Eles fornecem uma indicação da gravidade e da extensão do estresse da vegetação causado pelas inundações, o que contribuirá para o gerenciamento e a mitigação eficazes de desastres.

Índices de Vegetação para Monitoramento do Impacto das Secas

A seca é um desastre de início lento que afeta você e eu, mas por meio da agricultura. E, sem dúvida, esse impacto ocorre por meio dos meios de subsistência relacionados à agricultura em muitas partes do mundo. A seca estressa a vegetação, portanto, a extensão da seca pode ser avaliada pelas mudanças na vegetação. Os cientistas desenvolveram índices de seca com base em dados de sensoriamento remoto para facilitar a detecção de condições de seca. Recentemente, foram desenvolvidos muitos outros índices que medem a umidade, a temperatura e o tipo de vegetação, e todos esses índices se combinam mais ou menos para monitorar com mais precisão a superfície da Terra. Usando um serviço do Google Earth Engine, os usuários podem calcular com eficiência esses índices em escala. Isso permite o monitoramento e a avaliação oportunos das condições de seca em grandes áreas. Essa abordagem não é apenas benéfica, mas pode evitar problemas em seus estágios iniciais. Não precisamos esperar décadas para que a seca afete cada um de nós pessoalmente!

Índices de Vegetação para Detecção de Danos por Furacões e Ciclones

Os ciclones e os furacões tropicais são fenômenos naturais importantes. Eles afetam as florestas tropicais e subtropicais e, inegavelmente, afetam a conservação da biodiversidade e o ciclo de carbono. Os ciclones e os furacões têm uma variedade de impactos na estrutura da floresta, desde a desfolha até o desenraizamento das árvores, resultando em mudanças na cobertura das árvores e na dinâmica da população. A compreensão desses impactos é fundamental para avaliar a saúde e a resiliência da floresta. As técnicas de sensoriamento remoto e os índices de vegetação ajudam a detectar com precisão os efeitos dos ciclones e dos furacões em escalas grandes. Há também a capacidade de detectar mudanças na cobertura vegetal sob diferentes tipos de ciclones e florestas, mas esse aspecto ainda está sendo estudado pelos cientistas. Análises com índices de vegetação antes e depois de tufões usando imagens Landsat foram realizadas em Taiwan. Embora tenha sido um experimento, a análise revelou os diferentes efeitos dos ciclones sobre a cobertura e a heterogeneidade da vegetação. A combinação dos diferentes índices descritos acima aumenta a sensibilidade na detecção de alterações na cobertura florestal. Isso facilita claramente a comparação entre as alterações e com diferentes tipos de floresta.

Índices de Vegetação para Detectar Danos Causados por Incêndios Florestais

A vegetação insalubre pode representar um risco maior de incêndio. Essa vegetação contém uma alta proporção de folhas ou galhos mortos e secos. O desvio dos valores obtidos das médias de longo prazo pode indicar anomalias. Isso indica um possível risco de incêndio.

O uso de sensoriamento remoto e de índices de vegetação tornou-se uma ferramenta amplamente difundida para rastrear áreas de risco. Eles são eficazes no monitoramento de incêndios ativos e na assistência ao processo de recuperação. O sensoriamento remoto pode rastrear e registrar as mudanças na paisagem após os incêndios. Ele faz isso medindo a radiação refletida ou emitida pelos objetos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas