22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Inmet e Inpe divulgaram previsão climática para o outono em todo o país

Mais Lidas

Anúncio

Nesta segunda-feira, 18 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou o prognóstico climático para o outono em todo o país.

A nova estação terá início no Hemisfério Sul nesta quarta-feira (20), às 0h06 (horário de Brasília) e terminará no dia 21 de junho, às 17h51.

O documento ressalta que o outono é a estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Norte e Nordeste, ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuando mais ao sul de sua posição climatológica. Esta estação também é caracterizada por incursões de massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Região Nordeste

Para a Região Nordeste, a previsão climática indica condições favoráveis de chuva abaixo da média em toda a região, principalmente no centro-norte. Assim como na Região Norte, a continuidade da chuva mais irregular nestas áreas está associada aos impactos do El Niño e aquecimento anômalo das águas do oceano Atlântico Tropical Norte.

Porém, não são descartados eventos pontuais de chuva intensa que, localmente, podem ocasionar algum tipo de impacto, especialmente na faixa leste. São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses. Entretanto, as temperaturas poderão ficar mais amenas na costa em relação ao interior, devido a alguns dias consecutivos com chuva.

Em relação à Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão de chuva abaixo da média pode reduzir os níveis de água no solo, desfavorecendo o avanço do plantio e as fases iniciais dos cultivos de segunda safra. Entretanto, a confirmação dessa previsão pode contribuir para o processo de colheita dos cultivos de primeira safra.

O prognóstico climático para o outono pode ser consultado na íntegra no portal do Inmet 

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas