22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Frente fria vai avançar sobre o Brasil a partir do primeiro dia do outono

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está alertando para o avanço de uma frente fria sobre a Região Sul do Brasil a partir desta quarta-feira (20), primeiro dia de outono no Hemisfério Sul, com início às 0h06.

Segundo o órgão, este sistema irá potencializar a chuva, especialmente no Rio Grande do Sul. Neste dia, há condições para acumulados de chuva significativos, que podem oscilar entre 80 e 100 milímetros (mm) em áreas do sul do estado gaúcho.

Entre a noite de quarta-feira e manhã da quinta (21), há possibilidade de alguns temporais, com queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h, no estado gaúcho. Ao logo da quinta, estes temporais devem atingir áreas de Santa Catarina e do Paraná. Além disso, no decorrer do dia 21 e na sexta-feira (22), a instabilidade pré-frontal irá reforçar a condição para fortes pancadas de chuva, com temporais localizados, em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Veja também: Confira a previsão do Inmet para todo o Brasil até o dia 3 de abril

Ainda na sexta e no sábado (23), o avanço da frente fria pelo leste da Região Sudeste, deve provocar volumes de chuva em torno dos 70 mm. De forma mais pontual, a chuva entre o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo, poderá superar os 100 mm por dia.

Previsao frente fria inmet
Previsão de chuva acumulada de acordo com o modelo Cosmo 7 km – (a) entre a manhã de quarta-feira (20) e manhã de quinta-feira (21) e (b) entre a manhã de sexta-feira (22) e manhã do sábado (23) – Fonte: Inmet

Nordeste

O avanço da frente fria, aliado a outros fatores, pode ocasionar chuvas a partir do fim de semana no Extremo-Oeste e no Litoral da Bahia, com previsão de volumes superiores a 50 mm nestas áreas até o fim da próxima semana. No restante do estado, há apenas chances de chuvas fracas ou temporais isolados.

Na faixa norte da região Nordeste, os volumes de chuva devem continuar expressivos, com acumulados acima de 100 mm em muitas localidades do Maranhão, Piauí e Ceará neste mesmo período. No entanto, esta chuva é proveniente da Zona de Convergência Intertropical (Zcit), sem relação direta com a frente fria.

Temperatura

A previsão indica também que, no decorrer da quinta-feira, as temperaturas máximas entrarão em declínio na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e metade sul do Paraná. Essa situação ocorrerá devido ao aumento da nebulosidade e da chuva.

Ao longo da sexta-feira, esta condição atingirá parte do Centro-Oeste, como Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e de Goiás e áreas da Região Sudeste, como os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.

No Rio Grande do Sul e em áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, a sexta-feira começa gelada devido ao avanço de uma massa de ar frio. Por este motivo, as temperaturas mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.

No sábado, por sua vez, as temperaturas mínimas podem ficar em torno dos 4°C em pontos das serras gaúcha e catarinense, e não se descarta, inclusive, o primeiro episódio de geada (fraca) do outono nestas áreas.

No fim de semana as temperaturas ficam mais amenas, especialmente na faixa leste das regiões Sul e Sudeste do País.

Frente fria temperaturas Inmet
(a) Temperatura máxima prevista pelo modelo Cosmo 7km para às 15h (hora de Brasília) de quinta-feira (21) e (b) Temperatura mínima prevista pelo modelo Cosmo 7km para às 6h (hora de Brasília) do sábado (23).

Para os próximos dias, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo, pois, nesta época de transição entre o verão e o outono, podem ocorrer mudanças significativas. O órgão atualiza diariamente as condições climáticas registradas e previstas em seu portal.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas