22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Inmet emitiu alertas amarelos, laranjas e vermelho para chuvas intensas em boa parte do Brasil

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira, 20 de março, seis alertas para chuvas intensas nos primeiros dia do outono. Os avisos meteorológicos abrangem boa parte do território brasileiro, deixando de fora apenas algumas áreas da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

A nova estação começou com o avanço de uma frente fria sobre o sul do país, que deve influenciar a temperatura e a ocorrência de chuvas também em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (Zcit) continua levando muita umidade ao norte da Região Nordeste.

Anúncio

Veja também: Confira a previsão do Inmet para todo  Brasil até o dia 3 de abril

Alerta Vermelho – Grande Perigo

O mais importante alerta, classificado com a cor vermelha, representando Grande Perigo, terá validade iniciada à meia noite desta sexta-feira (22), com vigência até às 10h do próximo domingo (24).

O aviso meteorológico engloba todo o estado do Rio de Janeiro, além de áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. Nesta parte do pais, composta por 417 municípios, a chuva pode chegar superior a 60 milímetros por hora (mm/h) ou maior que 100 milímetros por dia (mm/dia).

Também. são esperados ventos intensos, com rajadas superiores a 100 km/h. Tais condições representam grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Veja todos os detalhes do alerta vermelho

Alertas Laranjas

Outros 2.068 municípios do Amapá, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins estão sob alerta laranja, de perigo para chuvas intensas. Este alerta começou a vigorar às 10h desta quarta-feira e segue vigente até às 23h59 desta quinta-feira (21).

Nos três estados do Sul do país, foram emitidos dois alertas laranjas para a possibilidade de ocorrência de tempestades.

Nas localidades sob estes avisos meteorológicos, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.

Veja os detalhes do alerta laranja (chuvas intensas)

Veja os detalhes o alerta laranja (Rio Grande do Sul)

Veja os detalhes do alerta laranja (Região Sul)

Alertas Amarelos

Outros 1.370 municípios brasileiros estão sob alertas amarelos, de perigo potencial para chuvas intensas. Um deles engloba municípios de regiões do Acre, Amazonas, Amapá, Goias, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraíma, São Paulo.

O outro engloba áreas da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins. Ambos foram iniciados às 10h desta quarta e têm validade de 24 horas.

Nestas regiões, a chuva pode ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Já os ventos podem ocorrer com rajadas entre 40 e 60 km/h.

Veja os detalhes do alerta amarelo (Nordeste)

Veja os detalhes do alerta amarelo (Norte)

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas