25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Piloto aterrissou por engano em aeroporto desativado de Vitória da Conquista e avião sofreu dano no trem de pouso

Mais Lidas

Anúncio

Um acidente aéreo sem vítimas foi registrado em Vitória da Conquista na tarde desta terça-feira, 19 de março. O piloto de um avião de pequeno porte pousou por engano no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, desativado desde 2019. A aeronave, de matrícula PT-NKQ, modelo Embraer 711C, devia pousar no Aeroporto Glauber Rocha.

Como a pista do aeroporto antigo está desativada há muito tempo, algumas valas foram abertas no asfalto, o que fez com que o avião perdesse o trem de pouso devido à irregularidade da pista.

Anúncio

Apesar do susto, ninguém se feriu. Por precaução, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e compareceram ao local. No entanto, até o momento não há informação oficial sobre quantas pessoas estavam a bordo. A aeronave teria partido de Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista.

De acordo com informações apuradas pela Agência Sertão junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião está registrado em nome de um escritório de advocacia, sediado em João Pessoa, na Paraíba.

Também foi apurado pela reportagem que o piloto chegou a avisar ao comando de tráfego do Glauber Rocha que iria pousar, no entanto, o pouso se concretizou na pista desativada, distante aproximadamente 7,5 quilômetros do aeroporto em operação. O g1 informou na manhã desta quarta-feira (20) que a aeronave teria feito um pouso de emergência após sofrer uma pane elétrica.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), deve chegar a Vitória da Conquista ainda nesta quarta-feira (20) para investigar o ocorrido. A princípio, os proprietários terão que remover o avião por via terrestre.

Desde que foi desativada, a pista do antigo aeroporto recebeu marcações em formato de X, que indicam que a desativação das operações. O local tem sido usado para realização de treinamentos do Corpo de Bombeiros.

Em fevereiro, o governo federal, proprietário da área de aproximadamente 100 hectares, incluiu o local no Programa de Democratização de Imóveis da União, denominado Imóvel da Gente. Na ocasião, foi celebrado um acordo de cooperação com o governo baiano para a definição da proposta de empreendimentos de múltiplos usos para a área do imóvel.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas